Networking em tempos de home office
Nos modelos tradicionais de trabalho, o horário de almoço e as pausas para um café fortaleciam os laços com os colegas. As reuniões e as happy hours com clientes, parceiros de negócios e a equipe sempre mantiveram os relacionamentos aquecidos. Até mesmo aquela carona ou caminhada para o metrô junto com outras pessoas já se tornava uma oportunidade de networking.
Estávamos acostumados a cultivar e ampliar a nossa rede de contatos cara a cara. Mas hoje, em um cenário cada vez mais virtual, o desafio é fazer networking em tempos de home office. Se você busca turbinar seus contatos e construir uma rede sólida, este guia atualizado com dicas e recursos te ajudará a alcançar seus objetivos.
Domine as redes sociais
A primeira dica para fazer networking em tempos de home office é utilizar as redes sociais. Mas não basta apenas ficar rolando a tela vendo as últimas postagens para conhecer as tendências, é preciso empenho e uma boa gestão. A ideia é aproveitar todo o potencial que a plataforma oferece de acordo com o perfil de cada uma.
Conteúdo estratégico
Crie posts relevantes e engajadores, utilizando recursos visuais e storytelling. Assim, o algoritmo te ajudará entregar o conteúdo ao maior número de pessoas.
Público-alvo
Seus posts devem estar adequados ao seu público-alvo em cada rede social. A sua foto na praia com uma mensagem motivacional pode ser bacana no Instagram, mas não no LinkedIn.
Interação
Interagir com as pessoas também é primordial para construir e fortalecer o seu networking. Não importa se é no seu próprio post ou no de outra pessoa, essa correspondência virtual é indispensável. Responda comentários, faça perguntas e participe de discussões.
Reconecte-se com conhecidos
Ampliar o networking em tempos de home office não significa necessariamente conhecer novas pessoas. É possível expandir a sua rede simplesmente retomando o contato com conhecidos. Então que tal rever os colegas de faculdade e do antigo trabalho? Ou então mandar uma mensagem para antigos clientes?
Vale destacar que esse resgate de relações não precisa ser com alguém da área ou do convívio profissional. Antigas amizades também podem te ajudar a fortalecer a sua rede e facilitar a composição de suas conexões.
Invista nas comunidades online
Use a internet para conhecer, conversar e mostrar o seu talento para pessoas e empresas do mundo todo. Basta aproveitar a infinidade de recursos que a tecnologia oferece para fazer o seu networking em tempos de home office. Aí vão alguns exemplos:
- Fóruns: participar de fóruns de discussão é uma forma de encontrar pessoas com os mesmos interesses, além de poder tirar dúvidas, oferecer ajuda, fazer um brainstorming coletivo e compreender novas ideias.
- Criação de comunidade online: além de aderir a grupos já existentes, você também pode criar a sua própria comunidade. Vale utilizar aplicativos de mensagens e investir na criação de conteúdo, o importante é fazer o networking em tempos de home office acontecer.
- Eventos online: participe de webinars, palestras e workshops virtuais, expandindo seu alcance.
Mantenha-se presente
Mesmo em tempos de home office, o networking se mantém ativo para aqueles que marcam presença ainda que seja virtualmente. Reuniões on-line, ligações, e-mails, mensagens ou até uma simples curtida no post do colega já ajuda nesse processo. Cada gesto e regularidade conta para aquecer as relações. Seja autêntico, construa relacionamentos de confiança e ofereça valor aos seus contatos.
Dicas extras para o sucesso
- Seja proativo: inicie conversas, ofereça ajuda e demonstre interesse genuíno em outras pessoas. Lembre-se: networking é um processo contínuo e exige dedicação.
- Compartilhe seu conhecimento: publique artigos, faça apresentações e participe de debates.
- Participe de grupos de mentoria: receba orientação de profissionais experientes.
- Acompanhe as tendências: mantenha-se atualizado sobre as novidades do mercado e do seu nicho.
Viva o mundo off-line também!
A tecnologia transformou a nossa vida com pequenos toques no celular. Não é à toa que nem precisamos sair de casa para trabalhar ou fazer compras. Mas em meio a toda essa facilidade, precisamos lembrar que a vida também acontece no modo off-line. Ou seja, o contato pessoal continua importantíssimo para fazer networking, mesmo em tempos de home office.
Portanto, continuam válidas atividades como:
- Encontros presenciais: pode ser um café, um almoço, jantar, happy hour, o importante é que os convidados se encontrem pessoalmente.
- Eventos: frequentar congressos, workshops, palestras e outros tipos de eventos é ótimo para fazer networking em tempos de home office
- Coworking: para quem trabalha remoto em tempo integral, frequentar um coworking pode ser uma ótima oportunidade para ter trocas com outras pessoas.
- Cursos: presencial ou online, os cursos são ótimos não só para o aprendizado como para estabelecer novos contatos.
Coaching
Por fim, mas não menos importante, recomendo o coaching para fazer networking em tempos de home office. E aqui, quero deixar bem claro que essa dica não tem a ver com “vender meu peixe”. O que quero dizer é que a metodologia irá te munir de ferramentas essenciais para você construir uma rede de relacionamentos sólida, ativa e interessante.
- Comunicação eficaz: aprenda a se comunicar de forma clara, assertiva e empática.
- Relacionamentos autênticos: crie vínculos genuínos e duradouros com seus contatos.
- Posicionamento estratégico: posicione-se como um profissional de valor e referência em sua área.
- Crescimento pessoal e profissional: desenvolva suas habilidades interpessoais e alcance seus objetivos.
Então, que tal começar a fortalecer o seu networking mesmo em tempos de home office? A Optimus Coaching está à disposição para te ajudar a fortalecer sua rede de contatos e alcançar o sucesso profissional.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços de coaching individual e em grupo.