O executive coaching é uma metodologia que atua no desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Isso impacta diretamente em melhores resultados e relações de trabalho mais eficazes.

Tanto é que cerca de 40% das empresas elencadas na Fortune 500 contam com o executive coaching. Das grandes multinacionais como Chrysler, IBM e Microsoft aos microempresários e startups, os coaches tem sido de grande importância.

E o que já era um dos maiores segredos de sucesso, ganhou uma demanda ainda maior.

Isso porque a pandemia escancarou a crescente necessidade de fomentar as competências comportamentais no mercado de trabalho.

As habilidades conhecidas como soft skills assumiram o protagonismo associadas ao conhecimento técnico e à expertise. Isso aumentou a procura pelo executive coaching, tornando-o fundamental para profissionais de todas as áreas.

Apesar do crescimento, ainda há muitas confusões sobre o executive coaching

O executive coaching vem ganhando uma relevância enorme nos últimos anos. Mas ao mesmo tempo, também surgiram muitos mitos acerca desse trabalho.

Um bom exemplo disso é que muitos acreditam que se trata de um serviço de aconselhamento. Mas essa crença não tem qualquer relação com o tema, uma vez que o coach faz questionamentos e provocações. As respostas vêm dos próprios coachees – e essa é justamente uma das razões da metodologia ser tão efetiva em seus resultados.

Quando algo se populariza em larga escala, como o executive coaching, pode atrair oportunistas. Eles se aproveitam do sucesso para tirar vantagem, sem ter a devida formação e experiência necessárias para uma entrega de qualidade.

No caso do executive coaching, oportunistas disseminaram vários conceitos errados, como a positividade excessiva (que chega a ser tóxica), inexistente na proposta correta. Não é à toa que isso se tornou um prato cheio para memes e piadas na internet. Mas aqui, ressalto: nada disso é coaching!

Afinal, o que é executive coaching?

O executive coaching é uma metodologia que visa o desenvolvimento de habilidades comportamentais. O programa consiste, basicamente, em conscientizar o coachee (participante) sobre o ponto em que está e ajudá-lo a determinar objetivos e alcançá-los.

Como funciona

Para isso, as sessões promovem autoconhecimento, autoconsciência e autogestão. É como tirar a pessoa do modo automático e fazer com que ela retome o controle e a direção de sua vida.

A ciência e a descoberta sobre si mesmo são a base do executive coaching para provocar as mudanças. Com esse pontapé inicial, é possível trabalhar diversas áreas, habilidades e competências. A necessidade e o objetivo de cada profissional que passa pelo programa é que irão ditar os caminhos e as metas.

Metodologia

O executive coaching consiste em uma metodologia baseada em técnicas de diversas áreas do conhecimento, como administração, gestão de pessoas, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos e planejamento estratégico.

Toda essa expertise permite ao coach fazer intervenções, questionamentos e indagações. Isso ajuda a despertar o potencial do coachee e encorajá-lo a buscar as mudanças necessárias a partir do conhecimento de si e de seu potencial.

Na prática

O executive coaching pode ser explicado com o seguinte exemplo: o coachee faz uma viagem ao seu eu interior. Ou seja, ganha autoconhecimento e autoconsciência.

Nesta jornada, ele se depara com pensamentos que geram comportamentos improdutivos, negativos ou inadequados. Neste ponto, o coach trabalha com o coachee para que as transformações comecem a surgir.

Ao longo do caminho, também acontecem descobertas sobre suas habilidades, competências e qualidades. A metodologia também visa potencializar esses pontos fortes.

Com essa combinação de mudanças e aperfeiçoamento, são desenvolvidas as soft skills. E assim, executive coaching ajuda profissionais a construírem relacionamentos mais estreitos, humanização no escritório, empatia, compreensão e resiliência. Isso sem falar nos demais benefícios desse processo.

Executive coaching traz resultados duradouros

O executive coaching é uma metodologia séria e que promove resultados duradouros. Também é preciso dizer que vai muito além de ajudar a estabelecer metas e fornecer um estímulo motivacional.

O verdadeiro executive coaching fomenta a expansão da capacidade das pessoas para que elas possam evoluir. E um ponto importante é que a proposta é ultrapassar até mesmo os limites que impomos a nós mesmos.

Por essa razão, as sessões começam com a exploração dos conceitos e dos modelos mentais, bem como dos seus significados. O coach tem o papel de ajudar a clarear a suas ideias. Afinal, como podemos solucionar algo sem antes saber qual é o problema?

Orientação

O executive coaching orienta esse processo de descoberta, ajudando a identificar pontos obscuros e a esclarecê-los. Juntos, coach e coachee começam a estipular metas pessoais para então chegar nos objetivos profissionais e organizacionais.

Com essa construção, é possível buscar o equilíbrio das metas pessoais e organizacionais. Dessa forma, as pessoas que passam pelo programa conseguem entender melhor e aprimorar todo o processo de tomada de decisão.

Uma vez que compreendem que são eles mesmos os detentores das próprias respostas e motivações, conseguem escolher aquilo que melhor atende às esferas pessoal e profissional, sem conflitos ou prejuízos.

Ficou alguma dúvida?

Caso tenha alguma dúvida, queira conhecer mais sobre o executive coaching ou vivenciar essa experiência, entre em contato conosco! Eu e todo o time da Optimus Coaching Solutions temos experiência e qualificação para aplicar essa metodologia e proporcionar todos os benefícios de forma duradoura.