O coaching está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo, especialmente nos últimos anos. Se antes era uma palavra desconhecida, hoje o tema já ganhou relevância e notoriedade. Assim, conquistou seu espaço na mídia, na internet, nas grandes empresas e nos pequenos negócios, e em tantos outros lugares.

O motivo dessa ascensão? São vários! Então continue lendo que você entenderá por que o coaching segue ganhando relevância.

Será que o coaching está crescendo mesmo?

Você já deve ter percebido que, de uns anos para cá, o assunto coaching se tornou mais conhecido, não é mesmo? A metodologia está, de fato, ganhando mais popularidade não só por mais pessoas conhecerem o serviço, como também, na maior adesão ao programa. Esse fato, por sua vez, tem feito a área expandir em pleno vapor. 

Segundo a International Coaching Federation (ICF), a estimativa feita em 2022 é de que há cerca de 100 mil coaches espalhados pelo mundo. É um número que já demonstra a grandeza desse setor. Só no Brasil, entre 2019 e 2022, o crescimento no número de profissionais trabalhando com coaching foi de 20%.

Essa prosperidade é vista não só na quantidade de profissionais no setor, como também na perspectiva de futuro. Os coaches brasileiros estão bastante otimistas e fazendo planos para crescimento e consolidação dos serviços. Isso é o que diz a pesquisa ICF Global Coaching Study, da International Coaching Federation, de 2023.

Outro dado interessante desse mesmo relatório é que o fim da pandemia trouxe bastante confiança. 54% das pessoas entrevistadas acreditam que esse período pandêmico gerou mudanças positivas para o coaching.

O coaching e a sua evolução

O coaching é uma metodologia que propõe o desenvolvimento humano. Através da parceria entre o coach (profissional de coaching) e o coachee (participante), é realizado um processo evolutivo, que vai desde o autoconhecimento até a conquista do objetivo.

A técnica é utilizada para despertar todo o potencial do coachee e estimular o seu próprio progresso. Costumo dizer que é uma jornada de transformação de vida – o que responde a mais um motivo para o crescimento progressivo do coaching.

E para entender melhor as razões dessa expansão e a evolução do coaching, aí vão alguns exemplos. 

Do pequeno nicho a um grande escopo

O coaching cresce cada vez mais por sua própria evolução. Inicialmente, a metodologia se restringia principalmente aos grandes líderes. Mas com o tempo, essa ideia se expandiu abrangendo profissionais dos mais diversos cargos e áreas de atuação. 

Além de atender as carreiras em andamento, o processo também pode ser aplicado em jovens que ainda estão decidindo o seu futuro. E por falar em juventude, crianças e adolescentes também têm vez com programas que irão fortalecer o seu crescimento.

Já para quem apresenta demandas mais pessoais, o Life Coaching pode ser uma boa pedida para, por exemplo, sair da zona de conforto. Todas essas áreas de atuação mostram a evolução, sanando as mais diversas necessidades e objetivos.

Do individual à equipe

O coaching é conhecido pelos encontros um a um, ou seja, o coach e o coachee. Isso se deve por ser mais comum o trabalho com líderes. Mas é possível atuar com equipes ou em grupo. A técnica possibilita que as pessoas ajudem uma a outra, entrem em sintonia dentro do time, atinjam objetivos comuns e ainda, conquistem seu progresso interior.

Do exclusivo ao inclusivo

O serviço era visto como algo exclusivo e até inacessível. Mas hoje, a técnica se tornou mais acessível. Isso quer dizer que mais pessoas sabem o que é, conhecem alguém que vivenciou a metodologia ou talvez, já tenham participado das sessões.

Isso é fruto da valorização e da necessidade de desenvolvimento humano, tanto na sociedade como no mercado. Naturalmente, mais pessoas e organizações estão buscando o seu processo evolutivo e inteligência emocional. Tudo isso justifica por que o coaching cresce cada vez mais. 

Do indivíduo à toda empresa

Para quem achava que o coaching trabalha apenas o indivíduo ou quiçá uma equipe, está muito enganado. Hoje, a metodologia é capaz de provocar a mudança e a transformação de toda a empresa. Essa evolução se torna ainda mais impressionante porque não é necessário oferecer sessões para todo o quadro de funcionários. 

O coaching organizacional pode trabalhar na gestão, apresentar novas visões, implantar ou fortalecer a cultura empresarial, entre outros. Isso mostra a amplitude da técnica e da qualidade do serviço respondendo por que o coaching cresce cada vez mais.

O coaching e o cenário

A evolução e a ampliação do serviço foram vitais para o crescimento do coaching. Isso aconteceu por uma série de fatores como maior popularidade e conhecimento do assunto, demanda, necessidades, valorização do desenvolvimento humano, entre outros. 

Somado a isso, existe ainda as questões dos últimos tempos que explicam por que o coaching cresce cada vez mais. 

Mudanças

Já estávamos vivendo no mundo VUCA, em que tudo muda muito rápido, quando a quarentena chegou, em 2020. A pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais as transformações do nosso cenário. Não é à toa que hoje se diz que estamos na era BANI.

Nesse contexto, o coaching foi imprescindível para se reinventar e enfrentar o “novo normal”. Aliás, não só foi, como continua sendo. Embora o vírus não seja mais um grande vilão da atualidade, a nossa rotina não é mais como era antes. E as transformações estão mais velozes como nunca, mostrando a crescente necessidade de embarcar na metodologia.

Pós-pandemia

Essa conjuntura pós-pandemia é o desafio do momento, pois o período fez a sociedade e as empresas ganharem uma nova visão. E como estamos em pleno curso em um panorama de velocidade e modificação, a necessidade se tornou urgente. O coaching se mostra uma solução ao oferecer orientação e suporte para navegar por essas complexidades. 

Equilíbrio

Há alguns anos, as novas gerações colocaram em pauta o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É um assunto que tem se consolidado juntamente com as discussões sobre a saúde mental. Em decorrência disso, a procura pelo Life Coaching aumenta a passos largos, bem como para tratar de áreas como gerenciamento de estresse, burnout, autoestima e planejamento

Máquinas X humanos

Daqui para frente, será necessário muito mais que formação específica para acompanhar o ritmo da evolução tecnológica. Para se manter competitivo diante das máquinas, é imprescindível desenvolver competências comportamentais. Por isso, há quem diga que as power skills irão definir o futuro dos negócios.

E se você busca aprimorar as habilidades humanas, construir a sua carreira e traçar a jornada da sua vida, o coaching é a solução perfeita. Por isso, conte com a Optimus Coaching Solutions para viver na pele esse processo evolutivo e se prepare para o sucesso! 
Entre em contato e agende a sua sessão gratuita.