Ter um planejamento de curto, médio e longo prazo é fundamental para conquistar as metas. É assim que estabelecemos prazos, nos preparamos para o que deve ser feito e é, claro, pontuamos as ações a serem executadas. 

É através da organização que se constrói o caminho para a concretização dos objetivos. Porém, por mais que esse raciocínio seja bastante conhecido, nem sempre o planejamento recebe a devida importância. 

A prova disso é a displicência de muitas pessoas em traçar um planejamento de curto, médio e longo prazo. Por isso é fácil achar quem chega no fim do ano frustrado por não conseguir o que desejava. Então, que tal entender melhor esse assunto para aumentar as suas chances de sucesso daqui para frente?

O que é planejamento de curto, médio e longo prazo?

Antes de mergulhar nesse tema, é essencial esclarecer o que é planejamento de curto, médio e longo prazo. De forma resumida, é possível definir como um plano de ação para você conseguir realizar o seu objetivo. 

Plano

Imagine que uma pessoa deseja abrir seu próprio negócio. O planejamento de curto, médio e longo prazo estabelece e organiza o que deve ser feito para realizar esse desejo. Ou seja, o tipo de negócio, o capital necessário, localização, infraestrutura e outros aspectos de um negócio próspero. 

Além de te deixar mais bem preparado para encarar a missão, esse plano traz uma certeza maior de sucesso. Por outro lado, sem um planejamento de curto, médio e longo prazo, certamente a empreitada levará muito mais tempo, despenderá mais energia e recursos. Sem ele, é como queimar dinheiro em uma empresa que pode não sobreviver sequer ao primeiro ano após o início das atividades.

Planejamento de curto, médio e longo prazo: qual é a diferença?

Essencialmente, a principal diferença entre planejamento de curto, médio e longo prazo é o tempo que se tem para alcançar o objetivo. Por isso, a grande sacada está em saber como encaixar as demandas adequadamente. 

Planejamento de curto prazo 

O planejamento de curto prazo está relacionado às metas mais imediatas ou que são condição para a realização de outras que vêm na sequência. Em geral, são aqueles projetos que devem ser realizados agora ou em menos de um ano. 

Esse tipo de programação pode solucionar questões emergenciais, como por exemplo, pequenas reformas ou melhorias na casa. No mundo dos negócios, são as metas de venda mensal, trimestral ou semestral. Já no cotidiano, uma boa ilustração do planejamento de curto prazo são as tarefas do dia ou da semana. 

Planejamento de médio prazo 

O planejamento de médio prazo é voltado para alcançar metas que necessitam por si só de um tempo maior para a concretização por sua complexidade, maturação ou condições. 

Nesse caso, se encaixam objetivos como realizar uma pós-graduação, ter filhos, uma viagem para o exterior e trocar de carro, por exemplo. Para uma empresa, isso pode representar a meta de crescimento entre um e cinco anos. No dia a dia, essa programação é relativa aos projetos do mês ou do semestre.

Planejamento de longo prazo 

O planejamento de longo prazo vislumbra um horizonte mais à frente, como seu próprio nome já diz. É elaborado para buscar grandes ambições ou metas que necessitam de mais tempo. 

Em geral, são alvos para serem atingidos em três anos ou mais. E aqui entram metas como comprar um imóvel no exterior, poupar recursos para algum projeto ousado ou para a faculdade dos filhos. 

Nas empresas, o planejamento de longo prazo é utilizado, por exemplo, para abertura de novas filiais ou para projetar o posicionamento no mercado em cinco anos. Já para quem quer aplicar na rotina, seriam os objetivos a serem concretizados até o fim do ano.

Planejamento de curto, médio e longo prazo: para que serve?

Com a definição de o que é planejamento de curto, médio e longo prazo, vem a pergunta: para que serve? O planejamento de curto, médio e longo prazo ajuda você a classificar suas metas, estabelecendo o tempo de conclusão.

Também pode ser uma forma de dividir ou fragmentar seus objetivos para que cada etapa seja efetuada. Isso torna suas ambições mais palpáveis, mantém a motivação alta e possibilita que desfrute de cada pequena conquista.

Traçar planejamento de curto, médio e longo prazo serve ainda para elaborar maneiras, estratégias e caminhos para realizar o que você quer. É um excelente recurso para manter o foco e o engajamento durante o processo até chegar ao resultado.

Essa programação é essencial para organizar cada passo rumo à sua meta. Portanto, não basta apenas sonhar, é preciso trabalhar na causa com um bom plano.

Planejamento de curto, médio e longo prazo: como fazer?

Com mais clareza sobre o que é planejamento de curto, médio e longo prazo e a sua importância, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Ou seja, saber como elaborar o seu plano de ação para atingir os seus objetivos

  1. Estabeleça suas metas, especificando cada uma delas. Por exemplo, abrir uma empresa
  2. A partir das informações, trace as ações que devem ser feitas. Por exemplo, fazer um curso, cortar gastos, buscar um coaching para mentoria, entre outros
  3. Estude o que deseja e o que precisa fazer, e depois, tente dividir a sua grande ambição em pequenos objetivos. Por exemplo, selecionar o tipo de negócio, pesquisar a região da cidade mais promissora para ele e o capital inicial necessário, entre outras tarefas
  4. Determine então um prazo para cada meta. Por exemplo, definir o tipo de negócio este ano, reunir o capital necessário em três anos e iniciar as operações em cinco anos
  5. Por fim, organize tudo de acordo com suas prioridades e reveja as datas estipuladas e as ações, se necessário.

Esses cinco passos são fundamentais para começar a estabelecer o seu planejamento de curto, médio e longo prazo. Com esse pontapé inicial, já é possível desenhar a sua trajetória.
Sei que não é uma tarefa tão fácil a se fazer sozinho, por isso, eu e toda a equipe da Optimus Coaching Solutions estamos à disposição para te ajudar nessa empreitada. Com esse apoio, você certamente estará encaminhado para realizar o que desejar!