O programa anti-bullying foi criado para promover mudanças positivas no ambiente escolar, diminuindo os casos de bullying sofrido pelas crianças e adolescentes. O trabalho acontece com o apoio de técnicas idealizadas pelo psicólogo Dan Olweus que têm apresentado resultados significativos.

O bullying está presente na sociedade há muito tempo. Trata-se de um conjunto de comportamentos agressivos intencionais e repetitivos praticados por um ou mais alunos contra outro. Apesar de algumas pessoas ainda considerarem inofensivo ou até “coisa de criança”, diversas pesquisas já comprovaram o contrário. Elas apontam a gravidade dessa prática, que implica sérias consequências para todos os envolvidos.

Sem dúvida, a prática do bullying abala a saúde mental de todos, desde os agressores e vítimas, até os espectadores. Nesse sentido, é tão prejudicial que suas consequências perduram para o resto da vida. Os praticantes de bullying, por exemplo, tendem a desenvolver comportamentos criminosos. As vítimas, por sua vez, são mais suscetíveis a desenvolverem depressão ou pensamentos suicidas. Os espectadores também são afetados: eles se sentem intimidados e por conta disso apresentam um baixo rendimento escolar e tendência ao isolamento. Dessa forma, é essencial empregar métodos anti-bullying para promover um ambiente saudável de desenvolvimento para crianças e jovens.

Como identificar o bullying?

O bullying é um sério problema e pode ser praticado tanto fisicamente, como psicologicamente. Ou seja, a vítima pode sinalizar que está sofrendo de diversas formas, visíveis e não visíveis. Como é de se imaginar, os sinais invisíveis são os mais graves e podem ameaçar a integridade física daquele indivíduo, ou até mesmo de um grupo em que ele esteja inserido.

Uma pessoa que sofre bullying pode externalizar isso através de sentimentos de culpa, de impotência, covardia e perda de orgulho. Todas essas emoções afetam a autoestima da vítima, fazendo com que a pessoa se enxergue como inferior, incapaz, e considere a própria vida como desnecessária. Essa manifestação dos efeitos do bullying é a mais difícil de identificar. No entanto, as vítimas de bullying podem apresentar outros sinais que os pais conseguem perceber e assim, podem procurar formas de tirar o filho dessa situação o mais rápido possível.

Sinais de que alguém está sofrendo bullying

Sinais comportamentais: irritabilidade, pesadelos, perda de apetite e até regressão das atitudes, como voltar a fazer xixi na cama.

Sinais físicos: aparecer com machucados e cortes recorrentes e sem razão aparente. A pessoa fica desleixada e deixa de cuidar do visual.

Sinais psíquicos: parecer solitário, deprimido, infeliz. Apresentar dores de cabeça frequentes e dores de barriga. Principalmente, ter medo de ir pra escola ou até mesmo querer faltar às aulas. Se o seu filho parecer chateado, descontente, choroso e estressado, converse com ele e tente fazê-lo se abrir para aceitar ajuda.

Como funciona o programa anti-bullying?

O programa anti-bullying é uma maneira eficaz de combater essa prática na escola. Ele engloba diversas ações que foram estruturadas para alcançar cada um dos envolvidos: alunos, pais e responsáveis, colegas, escola e a comunidade em geral. Todos devem ser incluídos para acabar com esse problema que afeta diretamente o desenvolvimento humano.

É fundamental a cooperação coletiva para a aplicação do método anti-bullying, pois isso propicia um ambiente ético, saudável e seguro para cada pessoa envolvida. O objetivo é tornar a convivência mais agradável e respeitosa. Com isso, naturalmente o rendimento escolar se eleva, sem falar dos benefícios da formação de bons cidadãos.

Sendo assim, o programa atua dando suporte às escolas. Isso é feito por meio de cursos de capacitação para os gestores e docentes, palestras para os pais e alunos, livros paradidáticos exclusivos e auxílio na criação de políticas pedagógicas de prevenção, além de apoio na intervenção nos casos de intimidação. Também prevê a disponibilização de aplicativo para combater o cyberbullying, que é um dos maiores meios de praticar o bullying.

A metodologia do programa inclui treinamentos presenciais para todos os colaboradores, consultorias e acompanhamento com a equipe gestora em todas as etapas do programa. Estratégias interventivas são desenvolvidas para auxiliar a comunicação entre estudantes e professores. Outros componentes fundamentais do sistema anti-bullying são os encontros de apoio aos pais e educadores. O mapeamento e a análise de dados permitem a aplicação de métodos preventivos e a análise de resultados.

Além disso, o programa inclui um plano de aulas em que a temática é inserida no currículo escolar. Esses esforços tornam o bullying, uma prática tão recorrente entre as crianças e os jovens, um assunto comum e presente. Assim, a promovemos a abertura para diálogo e fortalecemos a técnica anti-bullying.

Resultados do Programa anti-bullying

O programa de Olweus é o mais reconhecido em nível mundial justamente pela eficácia da sua metodologia. Ela objetiva a criação de um ciclo de mudanças realizado com a colaboração da comunidade, para que todos entendam a gravidade do problema e trabalhem coletivamente em busca de um ambiente anti-bullying mais abrangente. Pesquisas apontam que com o programa anti-bullying é possível ter uma queda de 80% dos casos de bullying em apenas dois anos, um resultado positivo e incontestável.