A atitude positiva muitas vezes é confundida com felicidade. Porém é uma coisa completamente diferente porque vai além de um estado de espírito: tem a ver com a maneira como lidamos com os acontecimentos da vida. Ou seja, ainda que tristes ou enfrentando um grande desafio, podemos ser positivos.

Antes de mais nada, é importante destacar que existem muitas emoções positivas além das de alegria. Como exemplo, posso citar sentimentos de gratidão, otimismo, amor e esperança. E, antes que você pense que esse é um papo de autoajuda, já te adianto que a Ciência já reconhece que emoções positivas ampliam a consciência, remodelam quem somos e nos ajudam a construir uma versão melhor de nós mesmos.

É dessa forma que conseguimos encarar melhor as adversidades e construir uma existência mais significativa e satisfatória. Pesquisas apontaram que as pessoas se sintonizam com o contexto quando estão experimentando emoções positivas.

Elas têm uma consciência mais ampla, o que pode explicar por que as pessoas têm uma memória melhor para detalhes periféricos quando estão lembrando de episódios que foram positivos. É porque elas têm uma percepção do quadro geral. Se emoções positivas abrem nossa consciência e aumentam a extensão de nossa visão periférica, isso significa que elas nos ajudam a ver mais possibilidades.

Positividade traz felicidade?

Repito: não me refiro àquela positividade tóxica desprovida de sinceridade, mas sim ao esforço de escolher emoções e formas de pensamento positivas, genuínas e honestas. Em seu livro “The How of Happiness”, a Drª. Sonja Lyubomirsky afirma que 40% da nossa felicidade vem de intenção e escolha.

Essas pessoas praticam atos de gentileza, conseguem se se dedicar plenamente às atividades que gostam e evitam remoer seus problemas. Em estudos com gêmeos idênticos, ela descobriu que 50% da felicidade (ou infelicidade) pode ser atribuída à genética e os 10% restantes estão relacionados às circunstâncias da vida, como dinheiro, moradia, autoestima e estado civil. Surpreendente e, de certa forma, empoderador, né?

As vantagens da atitude positiva são numerosas! Como ampliam a consciência, as emoções positivas aumentam a criatividade e permitem a descoberta de melhores soluções. Também é fácil concluir que a positividade reforça a resiliência, permitindo a recuperação rápida das adversidades. Além disso, conseguimos nos conectar socialmente com as pessoas – e de uma maneira verdadeira e empática.

Como desenvolver a atitude positiva?

Cientistas estimam que, em média, substituímos um por cento de nossas células a cada dia. Talvez isso explique por que levamos cerca de 3 meses para adquirir um novo hábito ou fazer uma mudança no estilo de vida: como não podemos ensinar novos truques para uma célula velha, resta-nos treinar as novas. Por isso, não adianta ser esporádico na positividade, ela precisa ser constante. Leva tempo, mas vale a pena se engajar com esse novo olhar sobre a vida.

E se você está se perguntando quanta positividade é necessária para gerar esses benefícios, a professora de Psicologia da Universidade da Carolina do Norte e pesquisadora Barbara Fredrickson pode ter a resposta. Um desempenho extraordinário tem a proporção de pelo menos 3 para 1: três emoções positivas para cada emoção negativa. Esse resultado foi obtido após a investigação de negócios, pessoas e casamentos prósperos.

A média das pessoas tem a proporção de 2 para 1 e quem sofre de depressão ou outros distúrbios emocionais fica perto de 1 para 1 ou até menos. Um detalhe importante é que não se pretende zerar as emoções negativas, que são realmente necessárias. Elas nos mantêm em contato com a realidade das dificuldades que estamos enfrentando. Quer acompanhar o seu nível de positividade? Em seu site, Barbara disponibiliza uma ferramenta gratuita para mensurar rapidamente.

10 dicas para ter mais positividade na vida

Uma lenda americana resume bem a ideia desse post.

Uma noite, um velho e corajoso Cherokee disse ao seu neto que uma batalha entre dois lobos acontece dentro de todas as pessoas. Um lobo é a negatividade: raiva, inveja, tristeza, desprezo, ressentimento, culpa, vergonha e arrogância. A outra é a positividade: alegria, paz, gratidão, serenidade, humildade, empatia, esperança, generosidade, compaixão e fé.

O neto pensa sobre isso por um minuto, então pergunta ao avô: “E qual lobo vence?”

O avô simplesmente responde: “Aquele que você alimenta”.

Confira algumas dicas para alimentar o seu lobo da positividade. Experimente e perceba a diferença!

  • Exercite a atenção plena
  • Seja grato
  • Pratique o otimismo
  • Desapegue de preocupações excessivas com o futuro ou com o que não é importante
  • Aprenda a reformular experiências negativas
  • Não permita que o medo paralise você
  • Saiba receber críticas
  • Abandone o sedentarismo
  • Defina objetivos e estabeleça prioridades
  • Elogie os outros

Uma forma de facilitar a jornada por uma vida mais positiva e enfrentar os desafios com mais leveza e plenitude é contar com o apoio de um coach. Na Optimus Coaching Solutions você encontra um time de especialistas altamente capacitado para te ajudar. Entre em contato e agende a sua sessão gratuita.