Papel fundamental na construção de uma carreira de sucesso, a motivação no trabalho é uma poderosa ferramenta profissional. Ou seja, é ela que te faz mover rumo aos seus objetivos, perseverar mesmo em tempos difíceis e promove o seu crescimento. Por essa razão, é até redundante dizer o quão importante é manter essa força interior no dia a dia.

Porém, manter-se motivado nem sempre é tão fácil quanto afirmar o seu valor – especialmente às segundas-feiras. Apesar da brincadeira, sei muito bem que existem momentos que você tem vontade de desistir. Ou então, se vê agindo roboticamente, fazendo o que deve ser feito, sem aquele mojo. É justamente isso que me motivou a explorar esse assunto e trazer algumas dicas para te ajudar a encontrar motivação no trabalho!

Motivação no trabalho: o que há por trás dessa força?

A motivação no trabalho está relacionada ao motivo que te faz mover, agir, fazer acontecer. Em geral, essa razão é uma combinação entre necessidades com desejos, afetos, prazer, valores, entre outros. O resultado disso é transformado em uma força que impulsiona as pessoas a realizarem suas tarefas.

Em tese, quanto maior for essa gana, maior será a energia disponível para gerar ações. Mas, novamente, isso é apenas uma teoria. Isso porque, na prática, a motivação no trabalho também envolve fatores externos, como por exemplo ambiente, liderança e remuneração. Tais elementos contribuem, tanto positivamente como negativamente, no empenho em executar o serviço.

As empresas e a motivação no trabalho

E com as mudanças recentes, a importância da cultura empresarial e a preocupação com a retenção de talentos, as empresas estão cientes de seu papel. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, 89% das companhias reconhecem que bons resultados estão diretamente ligados à motivação e à felicidade dos colaboradores.

Motivação no trabalho e felicidade

Existem explicações que colocam a motivação como uma força inerte, que vem do âmago do seu ser. Por isso, mesmo quando tudo dá errado, nem sabemos de onde vem a energia que usamos para levantar a cabeça e dar a volta por cima. Tenho certeza que você já passou por situações difíceis e superou-as. Consegue lembrar do gostinho da vitória, do alívio, da alegria?

É exatamente esse sabor que nos move. O ser humano busca a felicidade de forma quase inconsciente em tudo o que faz, e na carreira, não poderia ser diferente. A motivação no trabalho está diretamente associada a algum tipo de satisfação. Essa vontade pode ser forte ao ponto de te fazer suportar as dores e os desafios e persistir rumo à sua meta.

Fatores que geram felicidade no trabalho

Ainda segundo o estudo, 79% dos profissionais entrevistados disseram que se sentem, de modo geral, felizes com o trabalho. De acordo com os próprios participantes, os principais fatores que promovem esse sentimento são:

  • Gostar muito da profissão (69%)
  • Bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional (62%)
  • Ser tratado com igualdade e respeito (58%)
  • Sentir orgulho da organização (53%)
  • Sentir-se realizado com o trabalho (51%)

Já as pessoas que afirmaram estar infelizes assumiram que esse sentimento gera consequências no dia a dia. Sob a ótica deles, os principais fatores são:

  • Falta de motivação (100%)
  • Implicações psicológicas (87%)
  • Forte abertura a novas oportunidades de trabalho (81%)
  • Baixa proatividade (72%)
  • Postura pouco empática com colegas de equipe (58%)

Esses dados deixam clara a relação da motivação no trabalho com satisfação e felicidade. Mais do que isso, ressalta como essa vontade de trabalhar impacta diretamente na produtividade, nas relações e no bem-estar. Não é à toa que a autoconsciência se tornou um power skill essencial para o profissional da atualidade.

O que fazer para obter motivação no trabalho

Já que a felicidade está relacionada com a motivação no trabalho, o que nos resta é agirmos em busca desse deleite. Então aqui vão algumas dicas para começar a colocar em prática hoje mesmo.

Sonhos e objetivos

Para começar a busca por mais motivação no trabalho, é fundamental descobrir quais são seus sonhos e objetivos profissionais. Então, reflita sobre sua carreira e se questione sobre o que deseja. Será que sua meta traçada lá atrás ainda é válida nos dias de hoje? Compreender claramente o que você quer te guiará para um planejamento eficaz, o que permitirá ter mais energia para seguir nessa caminhada.

Autocuidado

Um dos principais segredos para aumentar a motivação no trabalho é cuidar de si. Afinal, é preciso que corpo e mente estejam saudáveis para ter a força de correr atrás. Por isso, uma boa alimentação, sono adequado, atividade física, lazer e gerenciamento do estresse são algumas ações de autocuidado que você pode incluir em sua rotina nesta semana.

Propósito

Que tal buscar um significado naquilo que faz? Para iniciar, tente relacionar suas atividades com um talento seu, com seus valores ou com algo ainda maior. Já parou para pensar que sua atividade pode beneficiar a sociedade, o planeta ou o futuro? Ou simplesmente que sua atuação diária tem possibilitado garantir uma boa educação para os seus filhos. Encontrar um propósito na carreira eleva a satisfação e o entusiasmo e traz coragem nos momentos difíceis.

Aprendizado

Com a era da tecnologia, estamos sempre em busca de novidades. Não é à toa que rolamos o feed das redes sociais continuamente. Por isso, uma boa dica é buscar um aprendizadodiariamente para saciar essa ânsia que temos por algo novo, algo legal. Esse desenvolvimento mantém a mente ativa e motivada. E é sempre bom ressaltar que a sabedoria é o bem mais precioso que você obter na vida.

Vale buscar oportunidades, cursos, workshops, novos projetos ou treinamentos. E uma ótima pedida é o coaching! Além de te desenvolver, tanto a sua vida pessoal, como a vida profissional, você ainda terá todo o suporte para conquistar seus objetivos, adquirir autoconhecimento, melhorar as relações e, obviamente, ter mais motivação no trabalho! Entre em contato conosco e agende uma sessão.

Eu e minha equipe estamos aqui para te ajudar!