Você acreditaria se eu dissesse que existe estresse positivo? Pois eu lhe digo, ele é real. Apesar de associarmos o estresse a algo negativo, ele pode ser sim muito benéfico. Isso porque estou falando de uma reação natural e necessária para a nossa sobrevivência.

O ponto que quero abordar aqui é que, além de ser bem real, a energia do estresse positivo pode ser transformada em produtividade. Quer tentar? Então leia este post e procure seguir essas dicas valiosas.

O que é estresse?

Para começar a falar sobre estresse positivo, é importante conceituar o que é o estresse.

O estresse é uma resposta física do organismo diante de um estímulo. Essa reação vem do nosso sistema nervoso e é uma forma de preparar o corpo para fugir ou para lutar face a uma ameaça.

Evolução de uma demanda ancestral

Há muitos anos, nossos ancestrais lidavam com ameaças imediatas, como o ataque de animais ou algum tipo de perigo. Isso gerava uma demanda em que era preciso não só enfrentar o problema, como também desenvolver uma resistência física e mental.

Na atualidade

Hoje, não precisamos mais nos preocupar tanto em fugir de animais de grande porte, mas os gatilhos do estresse continuam. Lidamos com a pressão diária, com falhas, prazos, trânsito e contas, só para citar algumas situações que podem nos deixar estressados.

Reação natural

Embora as ameaças sejam diferentes atualmente, nosso sistema nervoso herdou essa resposta biológica de sobrevivência. Quando nos deparamos com um momento estressante, nosso organismo libera uma série de hormônios e substâncias químicas, como adrenalina, cortisol e norepinefrina.

Toda essa produção faz com que o sangue se concentre nos músculos, por exemplo, deixando a pessoa pronta para a ação.

Por essa razão, quando estamos estressados apresentamos sintomas fisiológicos, como:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Suor
  • Respiração acelerada
  • Alteração na pressão arterial
  • Contração muscular
  • Mente agitada
  • Mudança de humor

Estresse positivo e estresse negativo

Embora os gatilhos hoje sejam bem diferentes dos de nossos ancestrais, o objetivo dessa explosão hormonal causada pelo estresse continua o mesmo. Ou seja, o corpo entra em estado de alerta e centraliza uma grande quantidade de energia para enfrentar um desafio.

O lado positivo

Nesse cenário, o estresse positivo pode ser notado, por exemplo, quando nos concentramos e focamos ainda mais naquele projeto. Essa tensão gerada pelo empenho é uma motivação para produzir e alcançar resultados ainda melhores.

O lado negativo

Por outro lado, esse estado também pode ser negativo. Em alguns casos, embora o corpo esteja cheio de adrenalina, a pessoa se sente paralisada. Ou então, o nervosismo provoca reações indesejáveis.

Também é importante frisar que se expor por longos períodos a situações estressantes é prejudicial à saúde física e mental.

Como usar o estresse a seu favor

Apesar de ser conhecido como vilão, já deu para entender que o estresse positivo existe. A discussão agora é como usá-lo a seu favor. Por isso, preparei algumas dicas que você pode seguir!

Mude seu mindset

O primeiro passo para gerar uma reação de estresse positivo é mudar a forma como você encara o estresse em si. Esqueça a ideia de que ele é algo desagradável. É preciso abrir mais a mente para enxergar novas possibilidades.

O coaching pode te ajudar nesse processo, identificando crenças limitantes e quebrando paradigmas. O programa pode te ajudar proporcionando uma viagem interna mais profunda, transformando novas perspectivas em realizações.

Entenda o estresse positivo

Para reforçar a ideia do estresse positivo, precisamos entender as vantagens importantes que obtemos quando estamos estressados. Vamos ver alguns exemplos de como esse estímulo emocional pode ajudar:

  • O aumento da adrenalina amplia a energia, o que, por consequência, faz o cérebro funcionar melhor
  • Ficamos em estado de alerta e com maior capacidade de foco
  • A ocitocina, um dos hormônios liberados, nos deixa mais sociáveis e empáticos
  • O estresse promove aprendizado, uma vez que a vivência em determinada situação nos faz buscar soluções
  • A experiência estressante nos permite evoluir e saber o que fazer em circunstâncias futuras

Desenvolva a sua inteligência emocional

Uma das melhores formas de usufruir do estresse positivo é desenvolvendo a sua inteligência emocional (LINK DO POST AQUI). Por meio do coaching, você irá trabalhar todos os pilares que conduzem ao equilíbrio entre a razão e a emoção.

Lembro ainda que pessoas inteligentes emocionalmente não se abalam com tanta frequência. E mesmo que isso aconteça, têm mais resiliência para persistir e superar obstáculos.

Veja os benefícios dos desafios

Para usar as vantagens do estresse positivo, é preciso entender que problemas e ameaças sempre vão existir. Quando aceitamos isso, criamos a capacidade de alterar o modo como nos relacionamos com as dificuldades.

É basicamente fazer aquele exercício de sempre buscar o lado bom de um contratempo. Por pior que ele seja, aquele empecilho nos ajuda a sair da nossa zona de conforto. E quando isso acontece, temos a oportunidade de evoluir.

Na prática, o fato de encararmos um problema como um desafio já torna a questão em algo que queremos superar, solucionar. O que é instigante. Por consequência, o pânico e o nervosismo viram motivação. Assim, usufruímos da adrenalina para transformar a adversidade e obter resultados incríveis.

Ouça seu corpo e sua mente

É preciso ouvir o que o seu corpo e a sua mente estão dizendo para desencadear o estresse positivo. Quando os primeiros sinais que indicam que você está estressado aparecerem, pare um pouquinho e respire.

Procure entender a mensagem que vem de dentro por meio das suas reações corporais. Lembre-se de suas virtudes e de sua preparação. A partir daí, tente aproveitar ao máximo essa descarga de adrenalina com mais confiança em si mesmo.

Mude hábitos

O estresse positivo é vantajoso em diversas situações. Mas também é preciso ressaltar que, se você não identificá-lo ou gerenciá-lo, ele pode ser perigoso para corpo e mente. Diversas doenças, como burnout, ansiedade, hipertensão e diabetes estão diretamente ligadas ao estresse.

Por isso, é imprescindível promover algumas mudanças de hábitos para reduzir ou evitar que o estresse provoque malefícios. Então que tal mudar alguns hábitos?

  • Durma bem
  • Tenha momentos prazerosos diariamente
  • Inclua descanso e lazer em sua rotina
  • Utilize técnicas de relaxamento, como meditação, para obter mais equilíbrio
  • Pratique atividades físicas
  • Tenha uma alimentação saudável
  • Aprenda a dizer não
  • Desfrute de hobbies

Peça ajuda

Por fim, mas não menos importante, saiba pedir ajuda! Deixe o orgulho de lado para que o estresse positivo apareça. Pedir conselho aos amigos, uma explicação para os colegas, investir em coaching, conversar com a família são atitudes valiosas. E acredite, isso irá tirar um peso enorme de suas costas.

Por isso, ressaltamos que eu e todo o time da Optimus Coaching estamos à sua disposição. Conte com toda a nossa expertise para te ajudar a lidar com as adversidades e usar o estresse positivo a seu favor.