Pensando em abrir um negócio? O coaching vai te ajudar!
Abrir um negócio pode significar um sonho, independência, ganhos financeiros, flexibilidade, realização, autonomia, entre outros. Motivações e benefícios são inúmeros, assim como, os desafios e as adversidades. Afinal, ninguém disse que seria um mar de rosas, não é mesmo? Mas, pode ser uma travessia segura, bem planejada e construtiva através de uma poderosa parceria entre coaching e o empreendedorismo.
Neste post, te convido a mergulhar no assunto e descobrir como essa metodologia pode fornecer as ferramentas e orientações que você precisa para começar a sua empresa e prosperar com ela. Então venha comigo rumo ao futuro bem-sucedido no empreendedorismo.
Sonho do empreendedorismo
O empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque na atualidade, despertando o interesse de mais e mais brasileiros. Segundo a Global Entrepreneurship Monitor, existe uma forte uma incidência do desejo de empreender no Brasil. “Ter um negócio próprio” está em primeiro lugar na lista de sonhos da população.
Como se essa informação já não fosse suficiente para comprovar a vontade de ser um empreendedor, o relatório vai além. “Quando a comparação é feita com outros sonhos de natureza profissional, como “fazer carreira em empresa ou no serviço público”, a predominância do sonho de “ter um negócio próprio” se mostra ainda mais flagrante”, afirma a pesquisa de 2022.
Os dados mostram também que há uma porção considerável de brasileiros que ainda não empreenderam, mas pretendem abrir um negócio em até três anos. Em números, isso significa 53% da população adulta ou 51,5 milhões de pessoas que vislumbram o empreendedorismo num futuro próximo.
Mas o que é empreender?
Muito mais do que apenas abrir um negócio, empreender é ter uma mentalidade proativa e inovadora para sair da zona de conforto. Quer dizer buscar oportunidades e transformar ideias em realizações. É ter gana para enfrentar desafios e propor novidades, gerando valores e atendendo às necessidades do mercado.
Mentalidade empreendedora
Como vimos acima, empreender é a capacidade agir de maneira proativa, indo além do óbvio para atender uma necessidade. É exatamente por isso que o empreendedorismo é definido resumidamente como uma mentalidade.
A mentalidade empreendedora coloca o empreendedor como um agente da mudança, da ação, da perseverança e da resiliência. Isso requer coragem para embarcar em uma viagem de incertezas, com diligências pelo aprendizado e disposição para encarar o que vier pela frente.
Envolve ainda o desenvolvimento da criatividade, do exercício de pensar fora da caixa e estar aberto a ouvir novas ideias. A maleabilidade também deve estar presente na capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, assumir riscos e perseverar mesmo diante das adversidades.
Coaching para empreender
Já deu para perceber que empreender é uma grande jornada, que requer preparo. A primeira lição para quem está pensando em abrir um negócio é estar em constante aprendizado. E obviamente, todos querem prosperar e superar qualquer obstáculo pelo caminho.
É exatamente nesse ponto que o coaching se torna um excelente parceiro, seja para quem é aspirante no empreendedorismo, seja para quem já é dono da sua própria empresa com muito orgulho.
Coaching
O coaching é um processo de autoconhecimento, que identifica o momento atual e os desafios, visando o desenvolvimento do indivíduo. O coachee é convidado a sair da zona de conforto – fator primordial para quem quer abrir um negócio – rumo ao objetivo.
Durante as sessões, o coach aplica a metodologia que utiliza técnicas de diversas áreas, como psicologia, recursos humanos, administração, gestão de pessoas, neurociência, planejamento estratégico, entre outras. Tudo isso para despertar o melhor da pessoa, aprimorar habilidades e evoluir suas capacidades.
Como o coaching vai te ajudar
O coaching exerce uma função bastante significativa para quem está pensando em abrir seu próprio negócio. A jornada oferece uma série de benefícios indispensáveis, ajudando o futuro empresário a construir um empreendimento de sucesso. Abaixo, listo alguns exemplos.
Objetivos claros
O coaching é um ótimo aliado para quem está começando a empreender ou está planejando, pois ajuda a estabelecer metas de forma clara e objetiva. O processo faz com que o coachee tenha o total entendimento de suas motivações, desejos e aspirações.
E por mais que isso pareça simples, posso afirmar com toda a certeza do mundo que não é. Muitas vezes, é preciso trabalhar a fundo no mindset para que o mundo das ideias se torne, de fato, real e plausível.
Visão e valores
A metodologia é imprescindível para desenvolver a visão de negócios e estabelecimento de valores. Esse ponto traz aquilo que acreditamos, o nosso trabalho, nossas ideias, como vamos obter lucro, expandir a atuação e o que devemos fazer. É a mente empreendedora combinada com nossos valores, crenças e filosofia.
O coaching vai ajudar a organizar tudo isso e passar para o empreendimento. Mais do que isso, promove a habilidade de enxergar o que está além do horizonte. É ser capaz de visualizar o macro e o micro com plena compreensão e conseguir sair do óbvio.
Plano de negócios
Com uma visão clara e objetivos estabelecidos, outra forma que o coaching pode te ajudar é no desenvolvimento do plano de negócios. E aqui é importante reforçar que muitas empresas enfrentam problemas nos primeiros anos de gestão por falta desse planejamento.
É preciso criar algo personalizado e estratégico, dentro das possibilidades do coachee. Isso vale para quem ainda está pensando em abrir um negócio e para quem já está no caminho. E conforme o avanço dos trabalhos, também inclui a etapa de estruturar e evoluir esse modelo e operações.
Habilidades empreendedoras
Não basta apenas ter uma ideia ou capital, abrir um negócio requer obter habilidades e mentalidade empreendedoras. Só assim, é possível que a empresa funcione de forma produtiva e lucrativa.
Dessa forma, o coaching se torna indispensável tanto para identificar e aprimorar capacidades existentes, como para desenvolver outras aptidões: liderança, comunicação, gestão, organização.
Vai empreender? Conte com o coaching!
O coaching e o empreendedorismo devem ser parceiros para vida toda, especialmente para quem está pensando em abrir um negócio. O processo proporcionará orientação, suporte emocional, desenvolvimento de habilidades e um plano bem estruturado para o seu empreendimento.
Todo esse trabalho será primordial para deixá-lo preparado para enfrentar a jornada empreendedora.
Comments