No post de hoje, vou entrar em um assunto muito abordado: a produtividade. Porém, não vou trazer aquelas dicas batidas ou técnicas mirabolantes. O que eu vejo em meus coachees é um crescimento da tensão diante de demandas do dia a dia e o tempo para dar conta delas, o que me faz pensar em como chegamos a esse ponto. Quando foi que perdemos a confiança em nossa própria capacidade de dar conta das nossas incumbências? 

Parte dessa questão reside no quão conectada e acelerada é a nossa vida hoje. Estar online e, portanto, acessível em tempo integral, provoca um nível de estresse constante. Afinal, precisamos estar sempre a postos para (tentar) dar conta de algo que pode surgir a qualquer momento.    

Aí você pode dizer: não, eu gerencio meu tempo e quando acaba meu expediente, fico offline. Será? Vamos avaliar? Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar? 96% das pessoas verificam o celular na primeira hora depois de acordar. E tem gente ainda mais agarrada ao seu smartphone: 61% já fazem essa checagem logo nos primeiros 5 minutos após o despertar. Curiosamente, 71% dos entrevistados disseram olhar o celular 15 minutos antes de ir dormir.  

Como isso impacta na sua vida? Faz do seu dia reativo, colocando você em segundo lugar e dando poder a terceiros de definir o seu humor para o dia que se seguirá. Tudo vai depender do teor das novidades mais recentes, que chegam por e-mail, mensagens de voz e de texto. É esse o efeito de priorizar essa “atualização” logo ao acordar. 

Não deixe as prioridades dos outros determinarem o desenrolar do seu dia

Tome as rédeas da sua vida hierarquizando as demandas mais importante para você de acordo com seu cronotipo – o jeito chique de chamar o relógio biológico, algo muito individual. Ou seja, tire proveito dos seus picos de energia ao longo do dia. 

Pesquisas apontam que 10% das pessoas funcionam melhor pela manhã e 20% trabalham melhor à noite. As demais pessoas se encontram no intervalo entre esses dois horários, com um pico de alerta antes do meio-dia e uma queda de energia após o almoço, com um segundo pico no fim de tarde. Aproveitar esses momentos de maior fôlego é abraçar oportunidades mais produtivas. Você fará mais em menos tempo. 

Quando estiver nestas janelas de energia em alta, evite o celular e as distrações. Se você não sabe o seu cronotipo, pode descobrir com este questionário.     

Planejamento é a chave

O melhor momento para planejar seu dia é no fim do expediente do dia anterior. Se você escrever o que pretende fazer, incluindo quando e onde, as chances de alcançar esses objetivos é bem maior. Para facilitar, coloquei aqui o modelo da Laura Mae Martin, consultora executiva de produtividade do Google.  Esse planner diário inclui as 3 principais prioridades, que devem ser listadas hierarquicamente. Então, abaixo da primeira, ela mantém uma orientação: “Até que esta primeira tarefa seja concluída, todo o resto é uma distração”. 

Na mesma página, há um espaço para o planejamento hora a hora, além uma área de tarefas que ela considera “do tamanho de um lanche”. Ou seja, pequenas demandas, como fazer ligações ou responder e-mails, que podem ser realizadas entre reuniões, por exemplo, porque levam minutos para serem concluídas.  

Como produtividade também depende de cabeça boa, ela ainda reservou um espaço para momentos de mindfulness – quando intencionalmente focamos nossa atenção no momento presente. A ciência já comprovou que a prática de mindfulness traz benefícios físicos e psíquicos. Então, vale a pena separar um tempinho para experimentar. 

Não lote a sua agenda

É sobre margem de manobra – se seu dia já está lotado de tarefas, não sobra tempo para contingências como uma reunião de última hora ou buscar seu filho na escola porque está com dor de barriga. Em outras palavras, lotar a agenda é negar a imprevisibilidade da vida. E, como não podemos adivinhar quando e como elas surgirão, é sempre bom estar preparado. 

Caso esse tempo não seja preenchido com essas demandas inesperadas, ainda pode ser fonte de criatividade e inovação. Lembre-se: produtividade não é sobre ter uma agenda cheia de compromissos, mas de ser eficiente e eficaz. 

Aumentar a sua produtividade é uma das coisas que podem ser trabalhadas com coach. É um investimento em melhorias globais, que impactam tanto no lado profissional, como no pessoal. É uma questão de qualidade de vida e aprimoramento para tornar a sua vida mais plena e satisfatória.

Quem faz essa escolha percebe que o processo evolutivo continua por muito tempo, mesmo após o trabalho de coaching. Isso porque um coach certificado e experiente, como os da equipe da Optimus Coaching Solutions, apresenta ferramentas para o coachee seguir evoluindo continuamente.

Esse coachee pode ser você: entre em contato e agende já a sua sessão experimental gratuita.