Já desejou obter orientações, suporte ou conhecimento de alguém mais experiente que você? Quer alavancar a carreira ou os negócios, superar desafios e alcançar objetivos? Bom, se a sua resposta foi sim para essas questões, talvez o mentoring seja a jornada de crescimento que você precisa!

O que é mentoring

O mentoring é uma ferramenta que visa o desenvolvimento e o aprimoramento profissional. A palavra vem do inglês e é traduzida como mentoria, trazendo a ideia de tutor e aprendiz. Essa prática consiste em um processo de troca e transferência de conhecimento a partir do estabelecimento de uma relação entre o mentor e o mentorado.

  • Mentor: o mentor é o profissional que irá conduzir o processo de mentoring. É uma pessoa que está nessa posição por ser mais experiente ou especializada na área a ser trabalhada. Assim, poderá compartilhar o seu conhecimento, auxiliando o seu interlocutor a alcançar o seu objetivo.
  • Mentorado: o mentorado é a pessoa que vivencia o processo de mentoring. É alguém que está em busca de crescimento e desenvolvimento de suas habilidades. Além disso, é aquele que deve estar disposto a aprender e a receber o suporte necessário para transformar o seu desejo em realidade.

Dessa forma, podemos simplificar o mentoring como a junção entre uma pessoa versada e preparada que oferta orientação a um indivíduo que almeja o crescimento. É com essa parceria que o mentor auxilia o mentorado a atingir a alta performance, encorajando-o a conquistar voos mais altos.

O processo

Em um programa formal, o mentoring é realizado por meio de sessões periódicas – semanais, quinzenais ou mensais. Elas são roteirizadas para que aconteça essa relação de instrução, assistência e desenvolvimento.

Assim, o mentor compartilha a sua história, suas experiências e conhecimentos. O mentorado, por sua vez, absorve toda essa sabedoria a fim de conseguir realizar a sua meta.

Jornada

A mentoria é uma jornada em que o mentorado utiliza todo ensinamento adquirido para construir a sua própria história. Esse participante é conduzido a um autoconhecimento, compreendendo seus pontos fortes e fracos para ter a oportunidade de se aprimorar.

Além disso, o trabalho envolve ainda diversas provocações, no sentido de refletir sobre diversos aspectos de sua vida, a se desafiar e, é claro, a se superar. O mentor dará apoio para que isso se transforme em ações.

Laços, troca e construções

Um dos pontos mais interessantes do mentoring é a riqueza imensurável que existe nessa relação. O processo envolve uma troca entre ambas as partes para que o objetivo seja alcançado.

Além disso, a construção desse relacionamento envolve outros valores fundamentais como confiança, admiração, acolhimento e satisfação. Tanto é que muitas pessoas que vivenciam essa jornada, mantêm o programa como uma espécie de manutenção.

E do lado de quem provê o mentoring, é um trabalho bastante gratificante. É como uma oportunidade única em assistir ao espetáculo da vida de camarote. Mais do que isso, é ver e auxiliar o personagem principal a levantar se cair, evoluir e alcançar o sucesso.

Qual a diferença entre mentoring e coaching?

Muita gente confunde o mentoring com o coaching ou acredita que sejam a mesma coisa. E essa dúvida faz sentido, uma vez que ambos processos possuem diversos aspectos em comum.

Tanto o mentoring como o coaching partem do mesmo princípio de auxiliar o participante a compreender o ponto onde está e ajuda-lo a chegar ao destino desejado. Essa jornada é feita por meio de encontros ou sessões em que são trabalhados os assuntos pertinentes ao objetivo.

Mas a grande diferença está na forma como cada programa é realizado.

Para entender melhor a diferença, confira a tabela a seguir que mostra alguns pontos divergentes de cada uma das modalidades.

Comparando Mentoring e Coaching

COACHING MENTORING
Abordagem mais abrangente para diversos aspectos da vida pessoal e profissional. Os ensinamentos possuem um viés mais específico e focado no aprendizado desejado pelo mentorado.
Tem duração, tempo e número de sessões já definidos e estabelecidos previamente. Não há necessariamente um número exato de sessões ou um tempo definido para a realização do programa. Também não existe limite máximo ou mínimo de encontros para vivenciar esse processo.
O trabalho é realizado dentro de um cronograma, que possui começo, meio e fim. O ciclo acontece de acordo com a jornada do próprio participante e os objetivos a serem alcançados, com a possibilidade de esticar o programa.
O coach utiliza uma ampla gama de ferramentas e técnicas para promover o desenvolvimento do coachee. O mentor utiliza o seu conhecimento e experiência para orientar as ações do mentorado. É uma construção feita pela troca de saberes entre ambas as partes.
O coach ajuda o coachee a encontrar seu próprio caminho, sem oferecer qualquer conselho ou sugestão. Não é por acaso que o mentor é conhecido por ser um conselheiro, uma vez que seu trabalho é comentar, aconselhar e sugestionar caminhos – sem impor suas verdades.

Processos complementares

Da mesma forma que existem semelhanças, existem características bastante distintas na realização de cada modalidade. E são essas convergências e diferenças que fazem do mentoring e do coaching processos complementares um do outro.

É uma experiência extremamente enriquecedora combinar os programas para quem quer alcançar o sucesso. Desse modo, o profissional terá acesso a todas as técnicas, conhecimentos e ferramentas para alcançar a excelência e desfrutar de incríveis resultados.

Quais são os benefícios do mentoring?

A mentoria é uma incrível jornada para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Isso porque vivenciar esse processo é adentrar em um mar de conhecimento e experiência e reverter isso em ações e resultados. É exatamente este ponto onde encontramos na prática os benefícios do mentoring.

Experiência e expertise

Uma vez que o mentor é alguém mais experiente ou com uma especialização naquela área, o conhecimento se torna mais específico e assertivo. Ou seja, o mentorado irá receber orientações mais coerentes, obter respostas claras e objetivas, e feedbacks sensatos.

Conhecimento na prática

Quem participa do mentoring adquire um aprendizado prático. Isso é, as instruções virão de alguém que já passou por aquilo que o mentorado irá viver ou está vivendo. O mentor compartilha a sua experiência que ultrapassa a teoria. Além disso, existe uma troca de saberes, de erros, acertos e lições enriquecedoras para construir o legado.

Desenvolvimento de habilidades e estratégias

O processo promove a ampliação do discernimento e dos fundamentos, permitindo assim o aprimoramento de metodologias, estratégias e atividades. Isso inclui ainda o desenvolvimento de habilidades tanto no âmbito técnico, como no  emocional e comportamental.

Autoconfiança

Muitos profissionais se veem estagnados pelo medo e seus próprios anseios, limitando os voos mais altos na carreira. Por isso, o mentoring tem um papel importante na construção da autoconfiança do mentorado. Esse suporte ofertado pelo mentor, juntamente com todo o ensinamento, é profundamente encorajador.

Tomada de decisões e aprendizado com erros e acertos

A jornada de aprendizado é essencial para compreender erros e acertos e tirar aprendizados valiosíssimos. Além disso, também aumenta a capacidade de pensamento, razoabilidade e análise de riscos. Por consequência, quem passa pelo processo consegue aprimorar a tomada de decisões, executando-a com mais firmeza e assertividade.

Existem ainda diversos outros benefícios do mentoring a serem explanados, porém, a ideia aqui é esclarecer o conceito e apresentar o processo. Mas se ficou alguma dúvida ou se você se interessou pelo mentoring, entre em contato conosco! Eu e meu time da Optimus Coaching Solutions estamos à disposição para te auxiliar em sua jornada de aprendizado e crescimento!