O coaching organizacional é um dos caminhos mais importantes e necessários para o mundo dos negócios. A metodologia ressalta o melhor das pessoas e provoca o desenvolvimento contínuo. É algo imprescindível em tempos de alta competitividade em um mercado exigente.

Isso porque o processo visa o aperfeiçoamento do trabalho, superação de desafios e alta performance. Resultados que são fundamentais para qualquer empreendimento. Além disso, o coaching organizacional se mostra como uma resposta para mundo BANII

Coaching organizacional: o que é?

O coaching organizacional é uma modalidade de coaching que atinge o objetivo estipulado através do desenvolvimento das pessoas. Com o uso de inúmeras ferramentas, atua no aprimoramento de técnicas e habilidades nos âmbitos emocional, comportamental e profissional. 

Esse processo provoca a evolução do indivíduo em diversos aspectos, como maior autoconfiança e ampliação da visão de negócios. Partindo desses exemplos, é como se as lideranças passassem a encarar a gestão sob uma nova perspectiva, assimilando melhor o trabalho. E além de enxergar, agora estão munidas de conhecimento e autoconhecimento, que geram insights e soluções. Isso é, o mundo das ideias na cabeça do gestor ganha formas reais no dia a dia. 

Cultura organizacional

Tudo isso é refletido nas mais diversas áreas, gerando mudanças reais e efetivas. Seus êxitos repercutem, inclusive, na cultura organizacional, alterando a forma de trabalho, o ambiente, a convivência e os resultados.

A tomada de decisão passa a ser mais efetiva, enquanto os relacionamentos ganham mais solidez, e a gestão se torna cada vez mais assertiva. E como um efeito em cascata, essas mudanças positivas criam um ambiente de trabalho mais seguro. Os colaboradores sentem isso e passam a ser motivados por essa atmosfera. 

Coaching organizacional: quem deve participar

Assim como em outras modalidades de coaching, o coaching organizacional atua nas organizações com a aplicação da metodologia no indivíduo. E aqui cabe lembrar que toda empresa é formada por pessoas. E são elas, as pessoas, o foco da técnica em questão. Nesse caso, o trabalho é voltado especialmente para empresários, CEOs e líderes, uma vez que as empresas são um reflexo de sua liderança. 

Por que as lideranças?

Quando se fala sobre coaching organizacional, para muitos já vêm a ideia de que será como uma grande dinâmica de grupo. E não é bem assim. O foco dessa modalidade é, principalmente, auxiliar quem está no comando, para que as mudanças e a evolução se proliferem por toda a companhia. 

Como os líderes são os responsáveis pela equipe, é a partir deles que a mudança deve começar. Se uma empresa precisa melhorar um determinado aspecto, por exemplo, o papel do gestor é primordial para essa resolução. Isso porque suas ações influenciam os seus liderados, que por sua vez, irão reproduzir essas condutas. É ele quem irá dizer o que deve ser feito, como, quando e onde, reforçando o poder de influência dessa posição no seu time. Nesse contexto, percebe que não é por acaso que o foco esteja nos líderes? 

Por essa razão, é possível aumentar a performance, fomentar a criatividade e inovação e aperfeiçoar técnicas a partir de um bom líder. Tudo isso é refletido na cultura organizacional, nos valores e no próprio cotidiano. Isso explica por que são os cargos de gestão que costumam passar pela metodologia a fim de conquistar o objetivo estipulado.

E as equipes?

O coaching organizacional se concentra nos postos de comando porque são eles os principais agentes da mudança e que regem a gestão. Mas isso não significa que a técnica se restrinja à chefia, descartando a equipe. Como se trata da evolução da empresa como um todo, é possível que profissionais sem cargo de liderança também possam participar. Claro! Por que não? 

Tudo vai depender das demandas do cliente. É preciso considerar uma série de fatores quando montamos um planejamento, as atividades e o público-alvo. Cada projeto que fazemos é único e feito sob medida para cada empresa ou profissional que nos contrata.

Coaching organizacional: como funciona?

Como expliquei anteriormente, o coaching organizacional é completamente customizado de acordo com o perfil da empresa. E exatamente por ser um projeto singular a ser executado, é tão certeiro nos resultados. 

Para isso, o coach faz uma avaliação e um diagnóstico da organização e de seus líderes. E em parceria com o com o coachee, é criado o propósito a ser conquistado e o caminho a ser percorrido através do processo. Ou seja, o planejamento é totalmente sintonizado com os valores, necessidades e finalidade pessoal, profissional e empresarial envolvidos.

Assim como acontece no executive coaching ou no life coaching, todo esse plano é realizado em sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. A cada encontro, a metodologia é aplicada nas pessoas. Uma vez provocadas, a evolução borbulha internamente, e logo é externada, sendo vista na performance, nas entregas e no ambiente de trabalho como um todo. 

Coaching organizacional: que tipo de empresa investe nessa metodologia?

O coaching organizacional é uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer empreendimento. Das grandes empresas e multinacionais passando pelos escritórios de médio porte até o microempreendedor, o investimento é voltado para qualquer companhia que queira prosperar. 

O objetivo é provocar a mudança e a evolução da companhia a partir das pessoas. Assim, o trabalho mira no desenvolvimento e no aprimoramento das habilidades do coachee, incluindo tanto a parte técnica, como também, as power skills. Assim, o empreendedor ou líder adquire ferramentas para atuar de forma bem-sucedida. 

Toda essa larga escala de atuação se deve pela metodologia ser comprovadamente eficaz para conquistar os objetivos. Esses resultados fizeram com que o coaching organizacional se tornasse cada vez mais conhecido e valorizado. Todo esse crescimento também permitiu que a modalidade ficasse mais abrangente e inclusiva. 

Coaching organizacional: como contratar

E se você chegou até aqui, espero que tenha compreendido o conceito do coaching organizacional, como funciona e como o investimento serve tanto para o grande empresário como para o microempreendedor. Mas caso queira saber mais sobre o assunto e a aplicação para você e seu empreendimento, saiba que eu e toda a equipe da Optimus Coaching Solutions estamos à disposição.

Entre em contato conosco e tenha a certeza de que será um prazer esclarecer as suas dúvidas. Quero te ajudar a alcançar seus objetivos mais ousados e ambiciosos.