Revisar o plano de carreira é mais que avaliar se você está no caminho certo para crescer profissionalmente

Um fato: conhecemos o passado e vivemos o presente, mas tememos o futuro porque termos insegurança sobre o desconhecido. É um comportamento natural do ser humano. O que você pode fazer para ter mais tranquilidade sobre seu futuro profissional é fazer de tempos em tempos uma revisão do seu plano de carreira.

Eu digo isso porque a maioria das pessoas segue a sua rotina de forma automática, sem fazer uma autoavaliação, uma análise sobre o desempenho e sem refletir sobre o que quer para os próximos anos. Para elas, pensar na carreira é algo que normalmente só acontece quando há um baque do porte de uma demissão.

Se a gente vai anualmente ao médico para fazer aquele check-up da saúde com foco na prevenção e detecção precoce de problemas, faz sentido adotar o mesmo raciocínio sobre a carreira. A diferença é que o médico da carreira é você. Uma revisão do plano de carreira é útil para avaliar as competências e, principalmente, rever os planos. Ou seja, ajuda a encarar transições e a superar períodos de instabilidade.

Então, lanço a provocação: você já revisou o seu plano de carreira? Nesse post, te convido para refletir sobre ganhos e perdas, erros e acertos, evoluções e estagnações. O convite também se estende a um questionamento pessoal do que você queria antes e o que quer agora. Toda essa avaliação pode detectar problemas – uma oportunidade para criar um plano de ação para correção e consequente aprimoramento. Vamos lá?

Como iniciar a revisão do plano de carreira

O primeiro passo da revisão do seu plano de carreira é fazer uma reflexão geral sobre toda a sua trajetória profissional até o presente momento. Para tanto, é preciso se preparar para olhar de frente os próprios fantasmas, ter disposição para enfrentar um diagnóstico ruim e coragem para fazer as mudanças necessárias.

Comece incluindo aquilo que você fez e o que deixou de fazer: cursos, treinamentos, projetos, mudanças, desafios. Reveja suas conquistas, das pequenas vitórias às grandes realizações. Lembre-se dos erros que cometeu, dos conhecimentos que adquiriu e das experiências que acumulou.

Visualize a sua trajetória profissional e o seu plano de carreira

Agora que você já tem uma recapitulação da sua caminhada, coloque tudo isso no papel. Pode ser em forma de mindmap, lista, infográfico, matriz SWOT, linha do tempo etc. O importante na escolha do método é conseguir visualizar a sua história de forma clara e, preferencialmente, completa.

Não se esqueça de colocar o ponto onde você se encontra em seu plano de carreira. Se necessário, acrescente observações ou informações extras que sejam pertinentes. Por exemplo, uma pausa por causa de licença maternidade ou paternidade.

Confronte o plano de carreira com o seu desempenho

Você já relembrou sua jornada com seus altos e baixos. Agora é hora de verificar se essa caminhada foi em direção dos objetivos traçados no seu plano de carreira ou se houve algum desvio. Em outras palavras, avalie as metas conquistadas, as expectativas, o estado atual e o tamanho da sua evolução. Faça uma análise do seu desempenho. Veja se suas ações contribuem para as suas metas, se correspondem às expectativas e se estão de acordo com que foi planejado.

Para te ajudar nessa etapa, considere os seguintes pontos:

  • Experiência
  • Competências e habilidades
  • Pontos negativos na personalidade
  • Networking
  • Cursos e treinamentos concluídos ou em andamento
  • Feedbacks positivos e negativos
  • Você saiu da zona de conforto? Quando? Por quê?
  • Novas responsabilidades / Promoção

Inevitavelmente, essa reflexão e avaliação incrementa o autoconhecimento e ajuda a entender o passado. É uma base sólida que ajuda a promover insights, obter novos pontos de vista e ideias para os próximos passos. Além disso, permite a correção de erros, aprimora qualidades e proporciona planejamentos cada vez melhores.

As metas de seu plano de carreira continuam as mesmas?

Você avaliou sua jornada profissional, seus erros, acertos e se a rota se manteve na direção das metas estabelecidas. E chega o momento de questionar: essas metas hoje ainda têm a ver com onde você quer chegar? E não tenha medo de responder sinceramente. Um concreto “sim” está ótimo, assim como um “não”, “talvez”, “sim, mas…”, “sim, se…”. Afinal, a ideia da revisão do plano de carreira é justamente checar se estamos no caminho certo para saber o que fazer, seja procurar por novas estradas, seja fazer manobras e seguir em frente.

Na era das constantes e rápidas mudanças em que vivemos, estranho seria se os desejos mudassem também. Portanto, não é problema nenhum assumir que você não quer mais aquele cargo ou a área na empresa que era seu sonho até pouco tempo atrás.

Revisei todo o meu plano de carreira, e agora?

Chegou a melhor parte – colocar a mão na massa. É fazer o que precisa ser feito para que o seu plano de carreira te leve aonde você deseja.

Corrija seus erros para não os repetir no futuro

Nem só de elogios vivem os vencedores. Então, reconheça suas falhas, aprenda com elas e faça as devidas correções em seu plano de carreira. Mantenha a dinâmica de crescimento e corresponda à sua própria expectativa transformando o ordinário em bom e o que já era bom em excelente. Evolua, sempre.

Reconheça e valorize as suas conquistas

Não importa o tamanho delas, as suas vitórias são as provas de que o seu esforço valeu e vale a pena. Lembre-se que elas são fruto do seu trabalho e que você pode celebrá-las e usá-las como motivação para o que surgir pelo caminho. Mantenha o seu currículo e as redes sociais alinhados com o progresso de sua carreira. Um curso concluído, uma promoção, um projeto premiado, tudo conta.

Faça as mudanças necessárias

Seja qual for a razão, se houver necessidade de mudar, mude. Um planejamento deve ser maleável e adaptável para superar os desafios da vida. Defina novas metas, pense em pequenos objetivos a serem alcançados daqui para frente. Pequenas conquistas fornecem combustível para as grandes vitórias, mantendo a motivação em um nível de fomento à produtividade.

Na Optimus Coaching Solutions você encontra profissionais altamente capacitados e com ampla experiência em promover mudanças, provocar o desenvolvimento, reformular objetivos de vida, superar desafios e muito mais. Nós podemos te ajudar! Entre em contato e agende a sua sessão gratuita.