Você sabe qual é o seu tipo de liderança? Qual é o melhor tipo de líder? Ou o estilo de liderança mais indicado para o seu perfil? Para responder essas e outras perguntas, preparamos a seguir a segunda parte de uma série de conteúdos sobre os principais estilos de gerir uma equipe. Apresentamos as características, vantagens e desafios de mais 4 deles: autocrático, democrático, burocrático e Laissez-Faire.

Tipo de liderança: autocrático

O tipo de liderança autocrático ou autoritário prevê uma gestão muito caracterizada pelo poder de decisão concentrado no líder. Ou seja, envolve pouca colaboração da equipe.

E ainda que seja considerado como um tipo de liderança do passado, ainda é bastante necessário. Isso porque existem momentos em que o líder precisa assumir a autoridade e responsabilidade.

É nas decisões que necessitam de agilidade e pulso firme, por exemplo, que o estilo de liderança autocrático marca presença. Ou então, quando a situação envolve times inexperientes que precisam da presença forte de um gestor.

Líder autocrático

Os líderes autocráticos costumam ser descritos pela sua autoridade e pelo seu controle no comando. Mas isso não significa que são chefes que apenas mandam e desmandam por aí.

Esse tipo de liderança possui aptidão para orientar e supervisionar as tarefas. Tais ações são focadas no objetivo, a fim de garantir que o projeto seja concluído dentro do cronograma. Além disso, são ótimos em encontrar soluções rapidamente.

Os desafios do tipo de liderança autocrático

O tipo de liderança autocrático carrega predicados importantes para uma boa gestão. Todavia, esse estilo costuma encontrar algumas dificuldades na atualidade e devem superar e enfrentar desafios como:

  • Novas gerações: os millennials e pós-millennials não costumam aceitar, nem lidar muito bem com o tipo de liderança autocrático. Por isso, esse modelo autoritário é cada vez mais considerado coisa do passado.
  • Frustração: esse tipo de liderança concentra todas as decisões e desconsidera a opinião da equipe. Logo, as pessoas devem cumprir o comando do jeito estipulado pelo líder. Essa situação tira a legitimidade do profissional em querer participar e contribuir. Como consequência, os colaboradores tendem a se sentir frustrados e pouco realizados.

Tipo de liderança: democrático

Na contramão do líder autocrático, o tipo de liderança democrático é representado pela contribuição da equipe na tomada de decisões. Nessa gestão, todos os profissionais podem e devem participar da discussão.

Como se fosse um conselho administrativo, o time opina, vota e compartilha suas ideias. Enquanto isso, esse tipo de líder ouve e pondera tudo para chegar a uma solução. Por essa razão, o tipo de liderança democrático também é denominado como estilo de liderança participativo.

Líder democrático

Conhecido por considerar o feedback da equipe, o líder democrático é flexível e bom na mediação. É um tipo de liderança que compartilha a sua autoridade para comandar times mais autônomos e que demandam menos supervisão.

Esse tipo de líder incentiva a criatividade e a inovação por meio da expressão das ideias e da consideração de cada opinião. Como consequência, as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas, aumentando naturalmente o engajamento.

Os desafios do tipo de liderança democrático

O tipo de liderança democrático é considerado um modelo mais adequado à atualidade e às novas gerações. Por isso, o estilo de liderança democrático ganha cada vez mais adeptos.

Mas nem tudo são flores nesse estilo de liderança. Isso porque o risco de falhar é tão grande quanto a probabilidade de ser bem-sucedido. Mas encara desafios, como qualquer outro tipo de liderança:

  • Inimigo do tempo: para que esse tipo de liderança seja colocado em prática, é preciso tempo para que todas as pessoas sejam ouvidas. Isso sem falar na energia e concentração em ouvir, mediar e conduzir a discussão para o objetivo. E se o time for grande, a tarefa se torna um desafio difícil e caro de concretizar.
  • Falta de direção: o estilo de liderança participativa pode provocar uma sensação de estar à deriva. Como as decisões são baseadas na discussão, o time pode sentir falta de um posicionamento claro e firme do líder. Nesse caso, o risco é de entrar em desarmonia

Tipo de liderança: burocrático

O tipo de liderança burocrático é definido pelo estilo tradicional de gestão. A hierarquia e os deveres de cada profissional são muito bem estabelecidos e as regras são seguidas à risca.

Outra característica importante é que esse tipo de liderança, assim como o modelo autocrático, espera que o time faça exatamente o que foi pedido. A diferença entre os dois estilos é que o líder burocrático está disposto a ouvir o seu colaborador. Porém, não sabe considerar tão bem a opinião da equipe como o tipo de liderança democrática.

O líder burocrático

O líder burocrático é autodisciplinado, comprometido e ético. São qualidades intrínsecas desse tipo de liderança que carrega em seu nome sistemas e processos convencionados.

Por isso, o gestor desse estilo de liderança é altamente eficaz em ambientes com regulamentação rígida. Assim, suas ações e decisões são baseadas em informações sólidas. Ou seja, leis, regras, especificidades e conteúdos comprovados.

Os desafios do estilo de liderança burocrático

O tipo de liderança burocrática sabe como conduzir os trabalhos em cima dos trilhos. Lideram com procedimentos claros e objetivos. Mas encaram dificuldades para se adequar em alguns setores ou empresas, gerando problemas como:

  • Excesso de rigidez: por estar focado em seguir regras e processos, esse tipo de líder acaba desestimulando a criatividade e a inovação. Essa rigidez impede que o gestor e sua equipe pensem “fora da caixa”. Também encontram dificuldades em lidar com metas ambiciosas e resultados em curto prazo.
  • Resistência à mudança: esse tipo de liderança é extremamente resistente à mudança. Afinal, como os processos sempre foram daquele jeito e deram certo até hoje, para que investir em um novo modelo? Esse tipo de líder gosta de segurança. Por isso, costuma rejeitar novas ideias para evitar o risco de não dar certo, e o desperdício de tempo e dinheiro.

Tipo de liderança: Laissez-Faire

Para falar sobre o tipo de líder Laissez-Faire, é preciso primeiro entender o seu significado. Laissez-Faire é uma palavra francesa que quer dizer “deixe estar” ou “deixe-os fazer”.

Por isso, o tipo de líder Laissez-Faire é caracterizado por delegar a responsabilidade e conceder liberdade à equipe. É o estilo de liderança que mais promove flexibilidade e um espaço para criação, favorecendo a inovação.

Líderes Laissez-Faire

O tipo de líder Laissez-Faire fornece recursos e ferramentas para que a equipe assuma a responsabilidade que lhe foi delegada. Isso permite que o gestor se concentre nas suas tarefas e nos objetivos.

É um tipo de líder que promove autonomia de trabalho e incentiva a criatividade. Os profissionais se sentem livres para criar. E a liderança somente assume o controle se for necessário. Por essa razão, esse estilo é mais recomendado para times altamente qualificados e experientes.

Os desafios do tipo de líder Laissez-Faire

O tipo de líder Laissez-Faire é um dos estilos que mais contribuem na retenção de talentos. Isso se deve pela confiança no time e pelo estímulo à inovação e ao desenvolvimento.

Por outro lado, esse tipo de liderança encara também pontos desfavoráveis à sua implantação. E os principais desafios são:

  • Rivalidade e frustração: sem querer, esse tipo de líder pode fomentar a competição e a rivalidade entre os membros da equipe. Se o suporte inicial não for bem estruturado, o excesso de liberdade pode deixar o ambiente hostil e pessoal. O espírito de equipe desaparece, fazendo com que os colaborares se sintam sem apoio, gerando frustração.
  • Perda de autoridade: atuar à distância e dar autonomia são características positivas do tipo de líder Laissez-Faire. Mas, em alguns casos, esse estilo pode fazer com que um membro da equipe se torne um líder não oficial. Ou a ausência e falta de feedback pode ocasionar a perda de autoridade dentro do time.

Você se identificou com algum tipo de liderança?

Com todas essas informações, a pergunta que fica é: você se identificou com algum tipo de liderança que apresentamos? Talvez você se reconheça em características de um ou de vários estilos. Ou então, que nenhum deles se relaciona com seu perfil.

Mas a lista ainda não acabou! No próximo post, mostraremos outros tipos de líder. E se você não viu a primeira parte com outros tipos, vale a pena conferir. Assim, você conseguirá encontrar o tipo de liderança que mais se parece com você!

A tarefa de identificar e aprimorar o estilo de liderança pode ser facilitada e otimizada com a ajuda dos especialistas da Optimus Coaching Solutions. Dessa forma, você não apenas aprimora suas competências como profissional, mas também conta com apoio no seu desenvolvimento pessoal. Entre em contato conosco e descubra a melhor versão de você mesmo.