Descobrir e aprimorar o seu tipo de líder não é uma tarefa fácil. São tantos estilos e detalhes que é difícil não se identificar com mais de um, ficar em dúvida ou ter dificuldade em reconhecer os aspectos negativos.

Por isso, continuamos a nossa série de posts sobre tipos de líder. Na terceira e última parte, você vai conhecer os estilos de liderança transacional, servidor e pioneiro. Nosso objetivo é te ajudar a encontrar o tipo de líder que mais se adequa a você e trabalhar os pontos fracos e fortes.

Tipo de líder: transacional

O tipo de líder transacional é aquele que acompanha os trabalhos e todo o desempenho da equipe. Ele apresenta uma gestão com funções e estruturas de trabalho muito bem definidas.

A atuação desse tipo de líder é marcada por programas de motivação que recompensam o bom trabalho. O gestor faz questão de mostrar que o esforço vale a pena.

Ao mesmo tempo, para disciplinar os profissionais, esse estilo de liderança penaliza quando o resultado fica aquém do esperado.

Líder transacional

A liderança transacional é prática e pragmática. O seu foco é instruir e orientar a equipe. Todos os membros sabem quais são suas tarefas, como e porque executá-las.

Por isso, esse tipo de líder deixa claro não só o objetivo, mas as expectativas que precisam ser alcançadas. Toda essa organização facilita a realização das metas de curto prazo.

Os desafios do tipo de líder transacional

Caracterizado pelo plano de incentivos, o estilo de líder transacional está em alta. Essa gestão é indicada para coordenar profissionais ambiciosos e motivados por comissões, como o time de vendas.

Mas é preciso ressaltar que esse tipo de liderança encara alguns desafios:

  • Desfavorece a criatividade: esse tipo de líder é tão focado no objetivo e rígido em suas estruturas que sufoca a mente criativa dos colaboradores. E, embora a inovação esteja entre os aspectos mais desejados pelas empresas, acaba desaparecendo completamente desse time.
  • Também desmotiva: esse estilo de liderança pune quem não atinge as metas. Isso pode desmotivar as pessoas ao invés de incentivá-las. Além disso, os colaboradores que não são incentivados por bônus podem se abater e se sentir menos apoiados.

Tipo de líder: servidor

O tipo de líder servidor acredita que profissionais felizes são mais eficazes e mais produtivos. E com essa filosofia, enfatizam a atuação em desenvolver e auxiliar o seu time.

Por isso, esse tipo de líder prioriza as pessoas em sua gestão. Seu trabalho garante que os colaboradores tenham tudo o que precisam para realizar um bom trabalho. Além disso, está à disposição para ajudar e engajar o seu pessoal.

Líder servidor

O estilo de liderança servidor não se apega a status ou poder. É um comandante que primeiro se preocupa em servir – como o próprio nome já diz. E depois, se concentra em liderar.

Esse tipo de liderança é extremamente hábil em motivar e trazer soluções para as demandas. Também é eficiente para fomentar o potencial e o sucesso de cada profissional.

Como resultado, o tipo de líder servidor cria laços de confiança e aumenta o desempenho das pessoas. Isso faz desse estilo muito indicado para equipes bem diversas ou que requerem mais atenção.

Os desafios do tipo de líder servidor

O tipo de líder servidor foge daquele objetivo de ser o exemplo. É o estilo de liderança que conquista o respeito de sua equipe pelo jeito prestativo de ser. Esse comprometimento em ajudar e desenvolver faz com que as pessoas retribuam com lealdade e resultados.

Embora seja uma troca de ganhos entre ambos os lados, esse tipo de liderança também encara pontos negativos. Ou seja, o líder pode enfrentar desafios como:

  • Exaustão e conflito de interesses: o tipo de líder servidor chega a colocar as necessidades de sua equipe acima das suas. Isso pode gerar conflitos de interesses e fazer com que as pessoas abusem de sua boa vontade. Além disso, se não houver equilíbrio, esse estilo de liderança costuma levar à exaustão.
  • Pouca autoridade: esse modelo de gestão pode proporcionar direções pouco claras e deixar o time perdido. E como se opõe à rigidez, esse tipo de líder costuma enfrentar dificuldades para assumir uma postura mais firme e exercer a sua autoridade quando necessário.

Tipo de líder: pioneiro

O tipo de líder pioneiro chama atenção por ser focado no desempenho e nas metas. É uma abordagem que dita o ritmo de trabalho com um tom motivacional. Assim, promove um ambiente de trabalho dinâmico e com alta energia.

É um estilo de liderança que se destaca em gerar agilidade nas ações e resultados. Por essa razão, esse tipo de líder figura entre os mais eficazes para lidar com prazos curtos.

O tipo líder pioneiro

O tipo de líder pioneiro é altamente competente e enérgico, virtudes que se tornam inspiradoras para o time. São gestores que incentivam os colaboradores a se esforçarem em prol dos objetivos e realizações.

E embora seja um tipo de líder que pressiona bastante, sua atitude visa extrair o melhor de cada um. Dessa forma, a liderança consegue melhorar a produtividade e a performance da equipe. Por isso, essa pressão é vista de maneira positiva.

Os desafios do tipo de líder pioneiro

O tipo de líder pioneiro inspira seu time e busca o esforço de cada um. Está sempre incentivando a equipe e mantém o clima de trabalho com a energia alta. Embora seja muito positivo, esse modelo de gestão também enfrenta desafios:

  • Estresse e esgotamento: esse tipo de líder dinâmico e ágil é extremamente eficaz para lidar com prazos curtos. Mas a longo prazo, esse ambiente corrido e enérgico pode causar estresse e levar ao esgotamento dos colaboradores.
  • Feedback: uma das principais dificuldades desse estilo de liderança é não saber lidar com feedback. Por estar tão focada no resultado, peca nos detalhes. Isso dificulta a avaliação do trabalho em si e a transmissão do feedback ao time.

Como escolher o seu estilo de liderança

E aí, se identificou com algum tipo de líder? Ou com alguma característica dos estilos apresentados? Nessa reflexão, considere não só cada tipo de líder mencionado neste texto, como os listados nos posts anteriores.

Clique para ler a parte 1

Clique para conhecer a parte 2

Reflexão e autoconhecimento

Agora é hora de aproveitar todo esse conteúdo para refletir qual tipo de líder se encaixa melhor ao seu estilo. Isso deve te conduzir a uma viagem interior. Por isso, o primeiro passo é o autoconhecimento.

  • Como eu valorizo os relacionamentos?
  • Qual é a minha visão sobre os objetivos?
  • De onde vem a minha motivação?
  • O que é melhor: tomar decisão sozinho ou em conjunto?

Pense nas características com as quais você mais se identifica

A partir das respostas que você deu, é hora de elencar as características do tipo de líder com que você mais se identifica. E aqui vale um adendo: nem sempre nos enquadramos em um único tipo de liderança. Às vezes, podemos ser uma mistura de vários estilos e nos adaptamos conforme o desafio e o perfil da equipe.

Uma boa dica é escrever a razão que justifica cada associação. Também analise se tem alguma ação ou virtude desses estilos de liderança que gostaria de aplicar em seu dia a dia.

Como desenvolver o seu tipo de líder

Para desenvolver o seu tipo de líder, escolha as características do estilo de liderança que mais têm a ver com você. O primeiro passo é selecionar os pontos que estejam alinhados com suas virtudes.

A partir daí você começará a entender as habilidades que precisa melhorar. E assim, poderá trabalhar esse aprimoramento do seu tipo de líder.

Como o coaching pode te ajudar

A partir daí, começa o estudo e a prática de seu desenvolvimento. E para te ajudar nessa empreitada, você pode contar com a expertise em coaching da Optimus Coaching Solutions!

Programa de coaching

Você pode ter se destacado ou atuado com um tipo de líder até agora. Mas para se aprimorar e alavancar a carreira, é preciso ir além com um novo conjunto de habilidades e atitudes.

O programa de coaching pode te ajudar em seus próximos passos no desenvolvimento do seu tipo de líder. Então, considere as seguintes dicas:

  • Seja autêntico: é importante escolher um tipo de líder adequado à sua personalidade. Embora você goste de determinado modelo de gestão, se não estiver equiparado à sua personalidade e visão de mundo, não trará efetividade para o seu trabalho.
  • Experimente: você pode experimentar diversos estilos de liderança e observar os resultados. Veja com qual você se sai melhor, como se sente e como o time te vê.
  • Seja flexível: às vezes é necessário ser mais de um tipo de líder. Cada abordagem pode ser mais vantajosa ou mais adequada de acordo com as circunstâncias de determinado momento.
  • Peça feedback: por mais difícil que seja, é importante saber ouvir críticas, opiniões e elogios. Os feedbacks construtivos são importantes para o desenvolvimento.

Com o apoio profissional e especializado, é possível desenvolver suas habilidades, aprimorar a sua liderança e atingir os seus objetivos!