Os corredores corporativos estão em constantes transformações, especialmente nas últimas décadas. Antes ele era apenas um meio para obtenção do salário. Hoje, mais do que uma fonte de renda, o trabalho engloba também aspirações, realizações, experiências, desenvolvimento e valores. São tantas nuances que a pergunta que fica é: quais são as tendências do mundo do trabalho?

Futuro do trabalho

As últimas décadas trouxeram enormes evoluções e revoluções na forma como pensamos, agimos e trabalhamos. O olhar para a diversidade se tornou mais do que uma pauta e virou necessidade. Os chefes deixaram de apenas dar ordens para se tornarem líderes de suas equipes. E os colaboradores ganharam voz ativa para se tornarem protagonistas de suas próprias narrativas profissionais.

Diante desse cenário, fica claro que salários competitivos são insuficientes para a atração e retenção de talentos. A concorrência globalizada também torna implacável a necessidade de evoluir as práticas mais tradicionais, especialmente com o pós-pandemia. As tendências do mundo do trabalho demandam novos modelos, a construção de ambientes saudáveis e de culturas empresariais alinhadas com valores atuais.

Abordagens humanas

Embora as máquinas estejam em constante desenvolvimento, o futuro está cada vez mais relacionado às abordagens humanas. Isso porque é preciso ressaltar que ainda são as pessoas que operam toda essa tecnologia. Dessa forma, as empresas devem caminhar cada vez mais no sentido de priorizar o bem-estar do seu pessoal, associando valores e propósitos com as aspirações de cada um. 

Por isso, as tendências do mundo do trabalho estão focadas no engajamento humano, de acordo com o guia Workpulse. Realizado pela Randstad, esse guia engloba pesquisas, estudos, análises e um mapeamento de empresas no mundo todo. 

Esse material apresenta tendências do mundo trabalho e eu vou abordar as principais a seguir.  

Crescimento profissional

O guia Workspulse aponta o crescimento profissional como uma das principais tendências do mundo do trabalho. De acordo com a pesquisa, 90% dos profissionais consultados consideram o desenvolvimento profissional como um elemento chave em suas trajetórias. Esse dado escancara o desejo das pessoas em se desafiar e explorar novos horizontes. Não é à toa que o coaching cresce cada vez mais, especialmente nas áreas de liderança e de gestão

Além disso, 30% dos trabalhadores brasileiros buscariam alternativas de emprego se não tivessem oportunidades de ascensão. Neste ponto do estudo, a lógica é bem simples: quando o profissional é valorizado e consegue enxergar o seu desenvolvimento na instituição, ele fica mais propenso a se dedicar. Por essa razão, não se trata apenas de uma responsabilidade da empresa, mas de um compromisso compartilhado com o colaborador.

Priorizar pessoas

Mesmo diante dos avanços tecnológicos, a tendência do mundo do trabalho é de que a experiência laboral seja mais humana. “Cada vez mais, os profissionais anseiam por um emprego que se molde às suas vidas, e não o oposto”, diz o estudo.

Diferentemente dos baby boomers, as novas gerações estão em busca de bem-estar e satisfação em suas atividades. E isso deixou de ser apenas um direcionamento corporativo há muito tempo – é uma realidade. 38% da geração Z já deixou um cargo que não estava em consonância com seus objetivos e aspirações pessoais. 

A pesquisa aponta ainda que a pandemia teve um papel central nessa conscientização das condições trabalhistas. Assim, outra tendência do mundo do trabalho é a valorização de elementos como flexibilidade, um ambiente seguro e acolhedor, comunicação clara e liderança empática. 

Será que você, como profissional, concorda? E, você, como empregador, está atento em priorizar uma abordagem humana?

Futuro próspero e equitativo

O pilar de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) vem ganhando força nos últimos anos e não podia ficar de fora das tendências do mundo do trabalho. Das pessoas entrevistadas em mais de 34 países, 77% “consideram importante que seu empregador tenha valores bem definidos no que se refere à sustentabilidade, diversidade e transparência”.

Os dados vão ainda mais além quando nos deparamos com 42% das pessoas dizendo que não trabalhariam em uma empresa cujos ideais não se alinhassem com os seus. Portanto, para as empresas atraírem e reterem talentos, é primordial considerar questões como responsabilidade social e sustentabilidade. 

Vale destacar que a geração Z e os millennials, que hoje formam a maioria na força de trabalho, são os que mais priorizam esses valores. Além disso, considerar tais pautas e criar ambientes diversos é ótimo para estimular inovação, criatividade e o “pensar fora da caixa”. Que tal começar a contribuir com um futuro mais próspero equitativo? Posso te ajudar!

Pertencimento e propósito

Por fim, mas não menos importante, o guia Workpulse aponta o pertencimento e propósito como tendência do mundo do trabalho. Esse insight vem da lição aprendida durante a pandemia, em que “a experiência com a gestão de talentos é essencial para manter e aumentar a produtividade e a satisfação dos colaboradores”. 

Os números deixam esse aprendizado e essa tendência do mundo do trabalho ainda mais evidentes:

  • 57% dos entrevistados relataram que seu trabalho davam um propósito a elas
  • 54% disseram que não permaneceriam em um trabalho em que não tivessem a sensação de pertencimento

Segundo pesquisa da Deloitte, o pertencimento pode proporcionar: 

  • Aumento de 56% no desempenho profissional
  • Redução de 50% na rotatividade
  • Aumento de 167% no índice de fidelidade dos clientes (NPS – Net Promoter Score)
  • Redução de 75% nos dias de ausência por doença

Frente a essa conjuntura de informações, está clara a necessidade de promover mudanças na cultura organizacional que abrace seus colaboradores. Também é primordial que as gestões sejam humanizadas, com um olhar empático e comunicação impecável. 
E se você busca aprimorar essas e outras habilidades, construir um futuro promissor e estar de acordo com as tendências do mundo corporativo, o coaching é a solução perfeita. Conte sempre com a Optimus Coaching Solutions para viver a transformação e ser a mudança positiva no mundo!