Autossabotagem: como se livrar desse atraso de vida
Autossabotagem pode soar estranho de início. Pois, de forma simples, quer dizer que você mesmo está se prejudicando. O que não faz muito sentido, afinal, por que uma pessoa faria mal à sua própria vida ou carreira?
Mas acredite, muita gente se autossabota sem perceber! E você, ou alguém que você conheça, pode ser uma delas. Por isso, neste post explicarei o que é a autossabotagem, como identificar e o que fazer para solucionar!
O que é a autossabotagem?
A autossabotagem é classificada por uma mistura de pensamentos e atitudes prejudiciais. O indivíduo é imbuído de crenças que trazem uma sensação de incapacidade, medo e culpa. E essa mentalidade negativa e limitante gera comportamentos autodestrutivos.
De acordo a psicologia, geralmente a autossabotagem ocorre de forma inconsciente. Ou seja, a pessoa quer uma promoção na empresa, por exemplo, mas suas ações vão na contramão de seus objetivos. É como se fosse uma barreira que a impede de alcançar suas metas, obter realizações e se desenvolver.
Prejuízos
A autossabotagem é um problema limitante que afeta tanto a área profissional como pessoal. Além disso, é um comportamento que aumenta a tendência de desenvolver doenças no coração, obesidade, ansiedade, depressão e diabetes.
Como identificar a autossabotagem?
A autossabotagem está relacionada a pensamentos, ações e comportamentos negativos recorrentes no cotidiano. Por isso, é preciso estar atento a alguns sinais para identificar a autossabotagem. A seguir, veja algumas características.
Medo de errar
Para quem sofre de autossabotagem, o medo de errar é constante e excessivo, tornando-se um fator limitante no cotidiano. Isso porque esse temor leva à descrença da própria capacidade. Consequentemente, o indivíduo se sente paralisado e inábil para tomar decisões, agir e assumir responsabilidades, por exemplo.
Dessa forma, antes mesmo de tentar, o indivíduo já desiste da oportunidade, afetando seu crescimento pessoal e profissional. E mais, ele também abdica de seus próprios desejos e necessidades a fim de evitar o fracasso.
Procrastinação
Deixar tudo para depois é uma das características mais importantes do autossabotador. Isso acontece porque o próprio indivíduo cria grandes expectativas que geram o medo de errar e de se frustrar. E para combater todos os temores e a sensação de incapacidade, a pessoa posterga a tarefa para obter algum tipo de alívio.
Falta de conclusão
Além da procrastinação, a autossabotagem também pode fazer alguém começar uma atividade e não terminar. Essa é uma maneira de evitar o fracasso e suas consequências – ainda que a falta de conclusão já seja em si uma frustração. Esse mecanismo também é uma forma de se esquivar do sucesso, pelo receio de não ser merecedor dele.
Autossuficiência e vitimização
Uma pessoa também pode se autossabotar por querer fazer tudo sozinha. Essa autossuficiência costuma fazer com que o indivíduo se sobrecarregue e deixe as entregas aquém do esperado. E essa se torna uma desculpa certeira por sua falha, com o suporte de sua vitimização em troca de compaixão.
Sentimento de inferioridade
O sentimento de inferioridade também está presente na autossabotagem, principalmente nas pessoas que estão sempre se comparando a outras. E como “a grama do vizinho é sempre mais verde”, essa suposta vida perfeita é inalcançável. Um prato cheio para que essa sensação se reflita na própria capacidade e na vontade de crescer do sujeito.
Culpa
O autossabotador costuma ter um sentimento constante de culpa e autocobrança, que traz uma necessidade de se punir. Consequentemente, não consegue relaxar ou descansar, pois está sempre pensando em se punir e em sua incapacidade. Isso ocasiona o medo de ser demitido ou de ficar sozinho.
Falta de organização e de planejamento
Outro sinal da autossabotagem é a falta de organização e planejamento. Muitos acreditam que esse tipo de atividade é uma perda de tempo que atrasa a conclusão da tarefa. A questão é que acabam vivendo uma vida desordenada. E, como resultado, se deparam com pouca efetividade no fim do dia e muita frustração.
Como evitar a autossabotagem?
Como diz o velho ditado, “é melhor prevenir do que remediar”. Portanto, é importante investir em algumas ações que evitam a autossabotagem.
- Pratique atividades físicas
- Tenha consciência de seus valores e princípios
- Desenvolva o autoconhecimento
- Invista em um programa de life coaching
- Conheça e reconheça a sua zona de conforto
- Fique atento aos sinais de autossabotagem
- Faça reflexões sobre suas atitudes e pensamentos
- Valorize as pequenas conquistas de cada dia
- Tenha objetivos reais e alcançáveis
Como parar a autossabotagem?
Se você identificar a autossabotagem na sua vida, saiba que isso tem solução. E o primeiro passo já foi dado! Reconhecer o problema, perceber e entender o que está acontecendo já é um grande avanço. A partir daí, algumas dicas valem como um empurrãozinho para promover as mudanças necessárias.
- Busque se conhecer melhor, reconhecendo os seus defeitos e qualidades
- Faça uma reflexão sobre suas ações e pensamentos com discernimento para ver o que é prejudicial
- Compreenda e assuma a responsabilidade de seu comportamento e de sua mentalidade
- Tenha a consciência de que, além de si mesmo, a autossabotagem também pode prejudicar as pessoas à sua volta
- Crie objetivos concretos e motivadores, bem como pequenas metas diárias
- Desenvolva a sua autoestima
É importante dizer que transformar essas dicas em realidade não é uma tarefa fácil, ainda mais sozinho. Por isso, o ideal é contar com ajuda profissional para que resultados efetivos apareçam. E, nesse quesito, o coaching é uma excelente solução para provocar transformações positivas.
Investir em coaching
O programa de coaching é uma ótima maneira de trabalhar a autoestima, o autoconhecimento, o amor próprio e a quebra de paradigmas e crenças limitantes. São pilares fundamentais para prevenir e acabar com a autossabotagem.
Além disso, essa metodologia ajuda a desenvolver propósitos, criar metas reais e atingir objetivos. Tudo visando equilíbrio e sucesso na vida pessoal e profissional. Para isso, conte com a Optimus Coaching Solutions e desfrute de uma vida mais plena e prazerosa!
Comments