Frequentemente abreviada como PNL, a Programação Neurolinguística é uma abordagem que potencializa a capacidade humana nos mais diversos sentidos. Ela promove a compreensão do corpo e da mente, auxiliando as pessoas a alcançarem seus objetivos, superarem medos e provocar a mudança positiva desejada.

Então, continue aqui para explorar o que é PNL e como essa metodologia irá despertar todo o seu potencial.

O que é Programação Neurolinguística PNL

A Programação Neurolinguística ou PNL, como é chamada, é uma metodologia que estuda os mecanismos do pensamento e a conexão com a linguagem e os padrões de comportamento. Trata-se de uma abordagem que nos ajuda a entender como todo o nosso sistema funciona. Essa compreensão permite visualizar até mesmo toda a estrutura subjetiva do ser humano.

Com essa ferramenta conseguimos ir além: conquistamos o controle da nossa própria mente. Afinal, quantas vezes você se pegou pensando em alguma coisa sem realmente desejar? E se você acha isso besteira, basta pensar naquele dia em que estava preocupado e só conseguia mentalizar coisas ruins ou mal conseguia se concentrar.

Pois bem, nossa mente é capaz de vagar por conceitos sem fundamento e nos deixar aflitos. Mas a PNL ensina a ter as rédeas de nosso próprio ser, possibilitando transformar em realidade a vida que desejamos. Ou seja, estamos falando sobre uma ferramenta de grande eficácia para transformar.

Origem da PNL

Para entender o que é PNL, é interessante conhecer a sua origem. Isso porque esse estudo surgiu da necessidade de entender por que algumas pessoas tinham alto rendimento, enquanto outras, nas mesmas condições, não conseguiam o mesmo sucesso.

Provavelmente você já percebeu esse tipo de situação, que fica ainda mais intrigante quando envolve um irmão bem-sucedido e outro não. Foi a partir desse questionamento que Richard Bandler e John Grinder se juntaram para tentar encontrar respostas.

A partir de diversas pesquisas realizadas na década de 1970, na universidade da Santa Cruz, na Califórnia, Bandler e Grinder chegaram à conclusão da existência de uma conexão entre os processos neurológicos (neuro) com a linguagem (linguística) e os padrões de comportamento aprendidos por meio de experiência (programação).

Mente, linguagem e comportamento

Os criadores afirmaram, assim, que a linguagem, a mente e o comportamento interagem para moldar nossas experiências. Então, a PNL surgiu como uma forma de alterar e modelar todos esses mecanismos.

A Programação Neurolinguística ajuda na compreensão e identificação de padrões de linguagem, tanto na forma verbal, como corporal. Também auxilia no entendimento de nossas emoções e sentimentos, bem como de nosso modelo mental. A organização de tudo isso faz com que se tornem claras as razões que nos levam a agir e reagir diante de cada coisa que vivenciamos.

Como funciona PNL

A PNL é composta por uma ampla gama de técnicas que podem ser aplicadas de acordo com o seu objetivo. Cada modalidade é capaz de te auxiliar na resolução de desafios ou de situações específicas.

Continue a leitura para conhecer alguns exemplos.

Ancoragem

A ancoragem é uma forma de associação entre um estado emocional e um estímulo. A ideia é criar uma espécie de “gatilho do bem”, como por exemplo, um toque no ombro. Quando acionado, entramos nessa condição desejada e programada.

Rapport

Com a finalidade de criar uma conexão harmoniosa e empática, o rapport espelha toda a linguagem do interlocutor. Dessa forma, a pessoa passa a conversar no mesmo tom de voz, gesticular de maneira semelhante e utilizar o vocabulário do outro. Essa adequação ajuda a estabelecer uma relação de confiança.

Metamodelo linguístico

O metamodelo é uma ótima ferramenta para melhorar a comunicação e os relacionamentos. Isso porque sua aplicação ajuda a identificar ideias vagas ou esclarecer tópicos mal compreendidos por meio de questões assertivas no momento certo. Dessa forma, o diálogo se torna mais fluido, ganha profundidade e uma compreensão mais precisa.

Metáfora

Como sua própria definição já diz, a metáfora consiste na associação semântica entre uma determinada situação com um objeto ou uma imagem. A ideia é que essa reprogramação estabeleça um novo significado para aquela ocasião. Isso ajuda no entendimento e na busca por estímulos que conduzam a pessoa a superar algo e seguir sua vida positivamente.

Benefícios da Programação Neurolinguística PNL

A Programação Neurolinguística atende a um vasto público-alvo. Da mesma forma, é versátil em sua aplicação, que pode ser em qualquer área da vida. Portanto, é igualmente benéfica, por exemplo, para uma criança que está enfrentando problemas escolares, um CEO de uma empresa que deseja ampliar os negócios, um profissional em busca de crescimento ou alguém que precisa superar uma dor emocional.

E antes que você possa pensar que estou exagerando, aí vão alguns benefícios da PNL.

Comunicação

Um dos benefícios mais conhecidos da PNL é o desenvolvimento da comunicação em todos os sentidos. Ela proporciona o pleno domínio da sua expressão verbal e corporal, permitindo que a sua ideia chegue ao interlocutor de forma correta e evitando mal-entendidos. Além disso, ainda auxilia no estabelecimento de relações e conexões mais significativas. 

Autoconhecimento

A Programação Neurolinguística visa a compreensão do funcionamento do corpo e da mente, encorajando o indivíduo a explorar a si mesmo. A aplicação permite penetrar nas mais diversas camadas do ser, encontrando assim a sua própria e verdadeira essência.

Medos e fobias

Para quem tem medos irracionais e fobias, a PNL pode cair como uma luva. Isso porque ela ajuda as pessoas a reprogramarem as suas respostas emocionais relativas aos seus medos.

Crescimento Profissional

A PNL é uma ótima alternativa para os mais diversos objetivos profissionais, como, por exemplo, melhorar negociação, aprimorar a liderança e impulsionar o crescimento na carreira.

Saúde mental

A Programação Neurolinguística é uma excelente aliada para a gestão do estresse e o cuidado com a saúde mental. Ela também facilita a mudança de perspectiva e a construção de um mindset mais positivo.

Autoconfiança

A abordagem ensina a pessoa a compreender e acessar os estados emocionais relacionados à confiança e determinação. Dessa forma, é possível desenvolver a sua própria segurança, ter atitudes positivas e se tornar capaz de enfrentar melhor os desafios.

Metas e objetivos

A PNL oferece técnicas que permitem a construção de objetivos concretos e o alcance deles. Assim, a pessoa é capaz não só de enxergar o objetivo, mas o caminho a ser traçado e como solucionar qualquer obstáculo ao longo do trajeto.

Desperte o seu potencial

Como deu para perceber, a Programação Neurolinguística abre um mar de possibilidades e benefícios através do domínio da mente humana. Com ela, podemos redefinir nosso caminho e alcançar transformações significativas, desenvolvendo todo o potencial. E se você busca transformação, melhorias, ganhos e conquistas, por que não embarcar nessa jornada?

Entre em contato conosco e saiba como transformar o seu desejo em realidade com o apoio de nossos profissionais certificados!