Você já se sentiu cansado, como se todos os seus esforços não estivessem surtindo efeito? E por mais que você se empenhe, sente que não evolui, nem se aproxima dos seus objetivos? Isso já aconteceu comigo. Só consegui virar o jogo depois de perceber que eu não estava em ação, estava apenas em movimento.

Parecem sinônimos, né? Mas não são exatamente a mesma coisa! Para esclarecer, vou usar um exemplo bem fácil de entender. Imagine que você está em um barco e acaba caindo na água.

Qual é a diferença entre Ação e Movimento?

Movimento implica em reagir a alguma coisa, é mecânico. Então, como você está na água (um obstáculo), começa a mover braços e pernas para não afundar (reação). Ou seja, você se viu em uma situação de risco e seu reflexo foi se proteger.

Ação envolve atitude e decisão. Sendo assim, você nada apenas o suficiente para retornar para o barco (objetivo), em vez de ficar se debatendo na água. Você também se protegeu, mas escolheu uma situação de preferência – sair da água – e agiu para atingi-la. Como tinha um objetivo claro, você economizou energia e tempo.  

Percebe a diferença? Nos dois casos você se movimentou, mas apenas no segundo você fez algo para mudar a situação em que se encontrava. Se mover, simplesmente, gasta muita energia e pode não te levar a lugar algum. Nesse caso, pouca coisa (ou nada) vai mudar.  

Como isso fica na vida prática?

Isso explica por que vemos pessoas que sempre estão ocupadas no trabalho, mas terminam o dia se queixando que não conseguiram produzir tanto quanto esperavam. É que movimento não necessariamente é a mesma coisa que produtividade. A diferença está principalmente no foco e na ação.

Quem consegue agir, em vez de reagir, tem o perfil de alta performance. Em termos práticos, é aquela pessoa que sai mais cedo porque foi capaz de se organizar rumo aos objetivos que estipulou.

Um grande problema na vida de quase todo adulto é manter a atenção em uma tarefa. Um estudo de Harvard mostrou que passamos 47% do tempo em um estado de semidistração. Afinal, checar e-mails, aplicativos de mensagens, atender ligações e não perder as novidades das redes sociais (ainda que focado no LinkedIn) é um conjunto de tarefas que sabota a concentração.

Foco é uma habilidade que permite dominar rapidamente informações complicadas e produzir resultados melhores em menos tempo. Você se aprimora e se sente mais realizado. E que fique claro: não estou propondo o abandono da vida conectada. O que estou defendendo é o uso da concentração para conquistar sucesso nesse mundo tão distraído em que vivemos.

Ativando o Modo Ação

Não é difícil se engajar com o foco para sair do movimento e ir para a ação. A condição para isso acontecer é a autoconsciência para reconhecer a situação em que você se encontra. Do contrário, não tem como provocar uma mudança cuja necessidade não foi detectada. Quer algumas dicas práticas?

Escolha seu espaço tranquilo

Ainda que seu trabalho não ofereça aquelas salas de descompressão para relaxar ou mesmo tirar uma soneca, vale a pena ter momentos de inatividade durante o expediente. Eles são úteis para o cérebro ativar a rede neural de modo padrão, que desempenha um papel crucial no agrupamento de informações e na conexão de ideias diferentes.  

Esse momento de inatividade é importante justamente porque a rede neural de modo padrão é acionado em situação de repouso e se desativa quando efetuamos alguma tarefa, seja emocional, seja cognitiva. Precisamos parar de vez em quando para funcionarmos bem. Curioso, né?

Essa ideia de que produtividade é trabalhar ininterruptamente todo o expediente é uma grande farsa. Pequenas pausas são cruciais para impulsionar a criatividade, a capacidade de encontrar soluções e ganhar eficiência adicional.

Desconecte-se

Pode ser por meia hora, duas horas ou o tempo que for viável para você. Afaste-se do celular durante esse período e aproveite para se concentrar e produzir livre de distrações.

Passe esse tempo sem verificar e-mails ou responder mensagens e desative as notificações do seu computador. Você pode configurar uma resposta automática de curto prazo para os e-mails que chegarem nesse período. Assim, seus remetentes saberão que, embora naquele exato momento você esteja indisponível, em breve você responderá.

Foque no que precisa fazer

Aí você se pergunta: como é que eu vou lidar com as distrações que vêm da minha cabeça, como a ansiedade, o estresse, a preocupação e o cansaço? Para isso, não tem resposta pronta. Você vai precisar encontrar sua própria maneira de acalmar o cérebro para conseguir focar na tarefa desejada.

Experimente até encontrar o que funciona para você: meditação, exercícios de respiração, caminhada, música, mindfulness etc. Para se motivar, vale também simbolizar uma recompensa que você se dará quando cumprir sua demanda.   

Tente fazer uma tarefa por vez. A ideia de que sinônimo de excelência no trabalho é ser multitarefa e acumular a execução simultânea de demandas foi superada há tempos. Já está provado que fazer muitas coisas ao mesmo tempo compromete a qualidade, além de desperdiçar tempo e energia.

Você não está só

Coaching é uma oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos. Não importa o quanto somos experientes, todos nós podemos ter apoio para nos ajudar a ver as características e situações profissionais de uma perspectiva diferente.

O coaching executivo é uma abordagem que cria autoconsciência, ajuda a impulsionar a mudança transformacional e fornece desafios e suporte críticos. Na Optimus Coaching Solutions é construído um relacionamento colaborativo entre o coach e o líder, em um processo personalizado para atender às necessidades de executivos ocupados.

Estamos prontos para te ajudar a deixar de se movimentar para começar a agir.