A liderança em tempos de Covid ganha um papel cada vez mais importante e desafiador. Isso porque a expectativa era de um ano mais positivo que o anterior. No entanto, com a evolução da pandemia, o medo e as incertezas assombram o mercado. E assim, a liderança em tempos de Covid se depara com a necessidade ainda maior de se reinventar. Mas como? O que o líder precisa fazer para manter a saúde dos negócios? Quais são os próximos passos para o momento pós-covid?

Liderança em tempos de Covid: a situação

A liderança em tempos de Covid tem sido bastante desafiada. Se no início foi preciso adotar o home office às pressas, hoje é necessário aprimorar. A liderança em tempos de Covid inevitavelmente teve (e ainda tem) que lidar com uma forte carga de tensão. As mudanças na rotina da vida pessoal e profissional foram bruscas e estressantes para todos. Uma certeza que fica é que teletrabalho é um caminho sem volta.

Hoje, a liderança em tempos de Covid acumula ainda mais desafios. Isso porque, embora a rotina já esteja estabelecida para muitas famílias, a situação é desgastante. Como se tudo isso não fosse suficiente, uma série de outros fatores entra nessa conta: o agravamento da pandemia, a crise econômica, as incertezas sobre o futuro, o estresse, entre outros. E assim, o resultado é o esgotamento dos profissionais.

Liderança em tempos de Covid: plano de negócios

O momento envolve problemas e dificuldades para a liderança em tempos de Covid. Em princípio, o primeiro passo é identificar os desafios que virão no curto e médio prazo. É a partir daí que as empresas criam um plano de continuidade de negócios. Trata-se de um planejamento sobre o que fazer, as instruções específicas para cada área e líderes, processos e operações.

É claro que esse pacote de tarefas não é surpresa para ninguém – faz parte do cotidiano dos líderes clássicos. Porém, agora e no futuro, a liderança precisa de habilidades humanas para planejar e executar. Ou seja, é preciso repensar a cultura empresarial para construir uma força-tarefa com empatia, resiliência, transparente e ágil.

Empatia

A empatia se tornou uma das principais ferramentas da liderança em tempos de Covid. A compreensão ajuda os líderes a guiar suas equipes com consideração e respeito frente a uma situação difícil para todos. Esse olhar cuidadoso e voltado para o bem-estar traz resultados muito positivos, como engajamento, criatividade e empenho. Dessa forma, empresa e colaborador se ajudam mutuamente.

Resiliência

A resiliência é uma condição para que as empresas e os colaboradores sejam bem-sucedidos. Essa capacidade de rápida adaptação à mudança é a chave do sucesso. Dito isso, a liderança em tempos de Covid tem o dever de criar essa habilidade em sua equipe. O ideal é que seja uma premissa da cultura da empresa e do desenvolvimento do líder. Por isso, o momento requer uma resposta rápida e precisa para a recuperação. Esse movimento direciona o pessoal para um caminho próspero.

Transparência

A liderança em tempos de Covid tem que apostar na transparência e na honestidade para lidar com a crise. Esses ingredientes são essenciais para construir um relacionamento de confiança com os profissionais. As pessoas se sentem mais seguras quando sabem o que está acontecendo. Esse conhecimento faz com que tenham noção de onde estão pisando, e assim podem caminhar com mais firmeza. E se essa política não faz parte da empresa ainda, o momento é bastante propício para incluí-la.

Agilidade

Agilidade é, sem dúvida, indispensável para as lideranças em tempos de Covid. Uma vez que ainda não temos a contenção da pandemia e tudo muda muito rápido, é preciso estar, pelo menos, no mesmo ritmo. Na prática, isso significa que as lideranças em tempos de Covid precisam tomar decisões com rapidez. Ainda que não tenha 100% de certeza, em muitas ocasiões será necessário arriscar. Então, lembre-se que o medo e a perfeição paralisam. Já a agilidade e a velocidade, mesmo com a existência de erros, nos movem.

Liderança em tempos de Covid: ações que miram no futuro

A liderança em tempos de Covid enfrenta várias adversidades. Os problemas já ultrapassaram os espaços físicos dos escritórios. Por isso, é importante observar e desenvolver ações necessárias para o agora, mas que miram no futuro.

Exaustão da equipe

Um dos principais desafios da liderança em tempos de Covid é a exaustão da equipe. Neste quesito, é preciso avaliar todo o contexto pandêmico. Isso é, isolamento social, mudança na rotina, escolas fechadas, medidas sanitárias, escritório em casa entre outros. Tudo isso tem feito as pessoas se desdobrarem muito para lidar com a vida pessoal e profissional. Quando a liderança em tempos de Covid enxerga o panorama como um todo consegue gerir melhor as pessoas. A compreensão e a empatia farão os líderes do futuro usarem as dificuldades a seu favor de forma justa.

Motivação

A liderança em tempos de Covid será desafiada o tempo todo a manter a energia e a motivação do seu pessoal lá em cima. E diante do cansaço, isso se tornará cada vez mais difícil. Uma boa dica aqui está na compreensão do universo da equipe e em uma gestão de confiança e consideração. Programas que visem a saúde física e mental dos colaboradores serão imprescindíveis.

Ambiente de trabalho

A liderança em tempos de Covid se adaptou a um ambiente de trabalho diferente por conta da pandemia. No quesito físico, os escritórios já estão sendo repaginados para atender às medidas sanitárias. Para alguns profissionais, esse espaço se tornou completamente virtual com o home office. O fato é que daqui em diante precisaremos adotar modelos de trabalho híbridos ou o trabalho remoto definitivo. E diante disso, a liderança em tempos de Covid tem a missão de criar mecanismos para manter os relacionamentos em harmonia.