O humor na cultura organizacional é capaz de definir e determinar inúmeros fatores em uma empresa. E aqui, cito alguns exemplos positivos como produtividade, ambiente de trabalho agradável e melhores relações entre pares e superiores.

Ao mesmo tempo, devo pontuar alguns pontos não tão bons assim, como o bullying, problemas de relacionamento e até demissão. Com esses exemplos, já dá para entender a importância de equilibrar o humor na cultura organizacional, não é mesmo?

Humor e cultura organizacional

Para falarmos sobre o humor na cultura organizacional, gostaria de conceituar alguns pontos. Isso vai ajudar a clarear a discussão.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um assunto um tanto complexo porque envolve valores, história, princípios, crenças e muitos outros aspectos. Mas aqui, resumidamente, quero definir pela seguinte tríade:

  • Sensações: o conceito começa com tudo aquilo que você vê e sente a respeito da corporação. Por exemplo, a arquitetura, a decoração, a organização dos trabalhos e a vestimenta das pessoas.
  • Valores: aqui entra a concepção que deve reger a empresa formalmente. Em tese, isso mostra os ideais da marca, qual a missão dela para a sociedade, os princípios de sua conduta, entre outros.
  • Comportamento: esse último quesito é literalmente o que se vê na prática, as normas coletivas e as atitudes certas ou erradas implicitamente. Em muitas empresas, é a soma dos outros dois quesitos. Já em outras, são simplesmente condutas que são seguidas e ponto.

A presença do humor na organização

O humor é um estado de espírito, expressão das emoções, manifestação do ânimo e da empolgação da pessoa. E embora seja um conceito com dois lados, aqui estou abordando o sentido da graça, das piadas, da descontração.

Dito isso, o humor na cultura organizacional pode se apresentar de diversas formas:

  • O humor explícito: nos símbolos que são visíveis, o humor pode estar nos artigos de decoração engraçados, comunicados feitos com bom humor, vestimenta mais informal, entre outros. 
  • O humor na teoria: por conceito, muitas empresas podem adotar estruturas que favorecem a espontaneidade, a liberdade, a comunicação e um relacionamento mais próximo em todos os níveis hierárquicos.
  • O humor na prática: aqui estão as piadas do dia a dia, o bom humor no trabalho, a informalidade entre pares e até com superiores. É o sorriso diário que desarma a cara amarrada e ajuda aliviar o estresse em momentos de tensão.

O humor na cultura organizacional

Com humor e cultura organizacional conceituados, entramos de vez no universo do humor na cultura organizacional. E até aqui já deu para entender que, às vezes, a teoria não se relaciona com a prática, certo? É como aquele chefe que diz que a sua sala está sempre de portas abertas, mas nunca tem tempo para conversar. 

Esse conflito entre valores e comportamentos é mais comum do que pensamos nas organizações. E quando analisamos o humor na cultura organizacional, isso fica ainda mais explícito. 

Estrutura de uma empresa

A graça ou a falta de graça molda a estrutura de uma empresa. Isso porque envolve o contexto social, as relações e interações no ambiente de trabalho. Por exemplo, a seriedade pode expressar respeito e uma forte hierarquia. Mas isso pode deixar o ambiente hostil e sem muito envolvimento entre as pessoas.

Já as piadas que acontecem livremente entre pares e superiores podem revelar a falta de hierarquização na estrutura organizacional. Ao mesmo tempo, as brincadeiras também mostram a descontração, o alívio cômico e uma alegria em meio à burocracia.

A importância do humor na cultura organizacional

O riso e a graça fazem parte da vida cotidiana, e não tem como deixá-los em casa e ir para o trabalho. Portanto, o humor na cultura organizacional sempre se manifestará de alguma maneira, mesmo que somente longe do chefe. 

Por essa razão, destaco a importância do humor na cultura organizacional de maneira ampla por três alicerces: 

Função social

O humor na cultura organizacional tem funções significantes para um panorama empresarial com um todo. É um mecanismo importante para quebrar o gelo, descontrair diante do estresse, socializar e promover o senso de pertencimento a um grupo com piadas internas, entre outros. 

Ambiente de trabalho mais agradável

O bom humor transforma positivamente o ambiente de trabalho. Basta pensar que quando estamos com pessoas agradáveis, o tempo passa em um instante. A alegria é contagiante e deixa o clima mais gostoso, amenizand0o a pressão cotidiana.

Produtividade

Um ambiente de trabalho leve e com relações amistosas entre os colegas reflete diretamente na produtividade. E aqui devo pontuar que o aumento é quantitativo e qualitativo. Além disso, existe uma sinergia e um esforço coletivo em manter essa harmonia, o que reforça o espírito de equipe. 

A elegância das brincadeiras

Eu sempre tive bom humor, e embora não seja um piadista, faço comentários espontâneos ou irônicos que provocam sorrisos nas pessoas. Nunca tive problema, mas já vi muita gente se encrencando com isso. 

Logo, a questão é saber usar o humor com elegância e usufruir dos seus benefícios na cultura organizacional. 

A hora e a audiência certa

É primordial saber a hora certa e conhecer a audiência antes de soltar uma piada. Uma brincadeira aqui e ali pode ajudar a sua vida profissional e pessoal. Mas, uma fala no momento errado é capaz de destruir alguém emocionalmente ou afetar a sua carreira. Cautela é sempre bom!

Essa dica é especialmente importante quando a empresa em questão é uma multinacional. Neste caso, é comum acontecerem reuniões com pessoas de vários países – e culturas. O risco de fazer uma piada que pode ter outros significados em diferentes culturas é bem alto. Por isso, vale uma cautela extra nestas situações.  

Piada engraçada faz bem para todos

Uma boa piada é aquela que faz todos rirem. Ressalto que todos são todos, sem exceção. É preciso analisar o ponto em que o deboche é realmente engraçado ou magoa alguém. Também é preciso ficar atento com o bullying. Adultos também podem sofrer por serem alvos do divertimento alheio.

Entender que precisamos de harmonia em toda a nossa vida profissional e pessoal é sempre um ótimo caminho para adotar. Além disso, uma dose de empatia e bom senso sempre nos ajuda a lidar com o humor de forma agradável! 

E caso tenha alguma dúvida ou queira desenvolver melhor esse aspecto em você, eu e todo o time da Optimus Coaching Solutions estaremos à disposição