Além de garantir a perpetuidade dos negócios ao longo das gerações, os desafios de uma empresa familiar são parecidos em muitos aspectos com os das demais empresas. Ou seja, ser resiliente para se recuperar em momentos de crise, diligente para aproveitar novas oportunidades e ainda ter a capacidade de lidar com a incerteza – já que previsibilidade, em geral, é coisa do passado.

Para se manterem competitivas, muitas empresas familiares estão dando mais ênfase nas pessoas. Afinal, quem não tem uma cultura de inovação ágil e empreendedora está sob constante ameaça da concorrência, com destaque para as startups. Embutida nessa cultura de inovação está a habilidade de reconhecer as apostas mais promissoras, além de inteligência e rapidez para equalizar esses investimentos, escalar e acumular o aprendizado com os erros e acertos destas experiências. 

A experimentação não costuma estar no DNA das empresas familiares, o que torna esse processo mais difícil. Elas são mais afeiçoadas à estabilidade e não sabem lidar bem com o risco e o fracasso. Esse arrojo é típico de novas gerações. Então, talvez a chave para a evolução que promove a sustentabilidade dos negócios esteja justamente na sucessão. 

Mercado global e suas novidades

Uma empresa familiar atualizada com as tendências e com os movimentos do mercado precisa incluir no radar alguns temas que são considerados prioritários para a sociedade. Um dos principais é ampliar o cuidado com o impacto social e ambiental de sua operação para a meta de ter um efeito positivo na sociedade e no planeta. Não basta mitigar danos; é preciso colaborar para a melhoria do quadro geral.

Essa pauta é um clamor das novas gerações em empresas familiares, mas também já é uma exigência dos consumidores, funcionários e investidores. Abraçar a causa de ser um agente de mudança é prioridade das empresas mais bem-sucedidas hoje – e isso não é uma coincidência. Quem cozinha essa sopa de letrinhas tem um imenso diferencial competitivo. 

  • ESG – Environmental, Social and Governance ou ASG – Ambiental, Social e Governança  
  • DEI – Diversity, Equity and Inclusion ou DII – Diversidade, Igualdade e Inclusão 
  • SDG – Sustainable Development Goals ou ODS – Objetivos de Desenvolvimento sustentável 

O movimento global de aumentar o impacto positivo de empresas pode ser adotado como parte do ethos da família e ser integrado às estratégias e métricas de desempenho da empresa. As famílias empresárias que perceberam essa necessidade são as que têm uma visão macro dos negócios. 

Essa percepção ampliada viabiliza detectar megatendências, ameaças, acompanhar a evolução tecnológica e seus desdobramentos (Inteligência Artificial, Blockchain e afins, robótica, Internet das Coisas etc.) mudanças demográficas e de gerações, bem como o comportamento do público consumidor. Tudo isso pode impactar o empreendimento familiar, por isso, é importante sempre estar atento. 

Temos que ir além de pensar “o que está no horizonte” e pensar “o que há depois do horizonte?”.

As diferentes gerações na empresa 

Se há boas chances de contribuição por parte das gerações mais novas, elas devem ser efetivamente incluídas. Em outras palavras, precisam ter voz e participação ativa nas diferentes frentes de ação da empresa. Os membros mais jovens da família precisam ser tripulantes, e não meros passageiros desta jornada. 

O sucesso é uma combinação da parceria entre as diferentes gerações ativas na empresa. A colaboração sênior nesse acerto seria o conhecimento operacional e estratégico, enquanto os mais jovens trariam uma abordagem mais familiarizada com novidades como as tecnologias emergentes, novas ameaças e mudanças no comportamento do consumidor. 

É a aposta na diversidade de gêneros, de orientação afetivo-sexual, de ideias, de visão de mundo, de talentos, de conhecimentos e de habilidades que permite as diferentes gerações sonharem juntas, unificarem as vozes e se unirem em prol de um objetivo comum: o sucesso da empresa. Outro benefício da colaboração multigeracional é a motivação para os jovens liderarem os negócios no futuro. 

O cuidado com a sucessão

A sucessão nas famílias empresárias deve ser tratada com profissionalismo e objetividade. Neste sentido, o foco no treinamento dos herdeiros é em conteúdos específicos, uma vez que essas pessoas já têm educação formal. Os gaps de conhecimento e preparação do provável sucessor devem ser mapeados. Só então se inicia um programa de desenvolvimento acompanhado por um tutor. O ideal é definir uma data para que ele esteja “pronto”, tanto psicologicamente, como tecnicamente. 

Para algumas empresas, é necessário ainda superar o conceito da família como zeladora do negócio, que apenas o mantém operante e disponível para as próximas gerações. O cenário econômico atual exige muito mais. A demanda é por uma ampliação do conceito tradicional de administração. Ou seja, uma abordagem voltada para propósito, crescimento e geração de valor. 

Skills necessários 

Quando falamos em skills de um administrador, idealmente nos referimos às real skills. O conceito é uma síntese das soft skills e as hard skills que uma pessoa efetivamente possui. Ou seja: 

  • Autoconhecimento
  • Autoperformance
  • Pensamento crítico sistêmico
  • Gestão do caos
  • Inteligência emocional
  • Insatisfação positiva
  • Sabedoria produtiva
  • Influência empática
  • Supercomunicação
  • Assertividade em nome de ideias que importam
  • Carisma e a habilidade de influenciar os outros
  • Capacidade e desejo de treinar e ensinar outros
  • Compaixão
  • Criatividade diante dos desafios
  • Pensamento crítico em vez de mera conformidade
  • Tomada de decisão com eficácia
  • Empatia com clientes, colaboradores e fornecedores
  • Flexibilidade
  • Honestidade
  • Influência
  • Liderança
  • Solução de problemas e disputas

Coaching é um grande aliado na capacitação 

O coaching é um grande aliado no processo de sucessão vitorioso e com o mínimo de percalços, tanto para os herdeiros como para os sucedidos. A metodologia empodera ambos com as habilidades essenciais para a atuação em variados papéis, como executivo, conselheiro, membro do comitê e outras posições. Assim, eles se sentem preparados desde a fase de transição até o momento de assumir os novos desafios, com a maturidade e a excelência desejadas.   

A Optimus Coaching Solutions reúne profissionais certificados e altamente capacitados. Temos ampla experiência em promover mudanças e provocar o desenvolvimento necessário para quem precisa assumir esse grande desafio. Nós podemos ajudar a sua empresa familiar! Entre em contato e agende a sua sessão gratuita.