Conviver no trabalho com um chefe autoritário é um grande desafio. Muitos líderes de sucesso são fortes, determinados, incisivos, rigorosos e motivados. Porém, essas mesmas qualidades que facilitaram seu êxito nos negócios também os tornam difíceis de trabalhar, especialmente para quem tem pouca autoconfiança ou é muito tímido.

Se você trabalha com um chefe autoritário, saiba que não está sozinho. Eu já tive muitos coachees que aprenderam a lidar com esse tipo de liderança autoritária, que raramente muda seu estilo. Por isso, a melhor forma de se relacionar com profissionais desse tipo é basicamente entender como a mente deles funciona para adotar as abordagens que têm mais chance de êxito. 

Confira algumas dicas para trabalhar melhor com um chefe autoritário

Como estamos falando de superiores hierárquicos, precisamos calcular bem o que fazer para evitar represálias ou o agravamento da forma como o chefe trata seus subordinados (incluindo você). Antes de qualquer coisa, vale lembrar que estamos falando de pessoas que podem estar sob pressão, estressadas, com problemas pessoais ou mesmo lidando com traumas. 

Por isso, fazemos um jogo entre situações que podem ser relevadas, contornadas e enfrentadas, buscando o equilíbrio e a maior harmonia possível. Ao mesmo tempo, ter um chefe que humilha e intimida os outros, é arrogante e mau educado, é algo que interfere na produtividade e prejudica a qualidade do seu trabalho. Então, o que fazer?  

Não leve nada para o lado pessoal

Pra começar, verifique se essa atitude autoritária é sistemática, imposta a todos, ou se é só com você. Se for esse o caso, é uma questão pessoal, em que cabe aquela reflexão sobre a sua própria conduta no ambiente de trabalho. Pode ser o tipo de problema cuja solução começa por você. Por outro lado, se todos são afetados pelo autoritarismo do chefe, proteja-se e não dê margem para ser alvo de ataques. 

Converse com seu chefe apenas quando necessário e prefira falar com ele em particular. Adote uma conduta respeitosa e seja breve. Um líder assim não tem tempo nem inclinação para se preocupar com seus sentimentos. Ele está focado em três coisas: produtividade, eficiência e resultados. Se ele não consegue ver mérito em sua ideia, sua produtividade ou resultados estão baixos, vai te dizer. Não leve isso para o lado pessoal. Se você considerar o feedback direto e preciso como um ataque pessoal e se sentir ofendido, não ganhará o respeito dele.

Tenha sempre em mente que o feedback não é sobre o seu valor como pessoa, é apenas uma perspectiva sobre o desempenho e o que ele vê como fatos (embora possam ou não ser precisos). Concentre-se no que você pode aprender com todos os comentários e permaneça aberto, ensinável e ciente de seu valor intrínseco.

Seja responsável por tudo o que você faz ou deixa de fazer

Tome as rédeas do seu desempenho e assuma a responsabilidade pelo resultado, seja ele bom ou ruim. Isso conquista o respeito de um autoritário. Aconteça o que acontecer, não dê desculpas, não minta nem culpe outra pessoa. Esse chefe não tem paciência com vítimas e histórias tristes. Ele provavelmente deveria se importar, mas não se importa.

A maioria dos autoritários não é completamente sem coração, no entanto. Se você for honesto, assumir suas falhas e disser a ele que aprendeu uma grande lição e não cometerá o mesmo erro novamente, ele o respeitará. Mas não cometa o mesmo erro duas vezes!

Deixe que ele se sinta no controle

O autoritário se sente melhor quando está no controle das coisas. Sempre que possível, certifique-o de que você está seguindo a liderança dele. Ele precisa confiar em você para fazer sua parte e correr com ela. Se você provar ser responsável, ele vai entregar mais controle. A confiança deve ser conquistada com esses líderes.

Entenda que a raiva dele provavelmente não é sobre você

A maior parte da raiva decorre de como o líder se sente sobre sua própria posição e o que certos resultados podem significar para ele. É sempre importante se autoavaliar quando “atacado” e checar se seu desempenho precisa melhorar. Mas se você sabe que está fazendo bem seu trabalho, considere que a explosão emocional é originada na vida pessoal do seu chefe. Reflita: o que pode estar causando esse estresse adicional agora? Ele está com problemas pessoais ou profissionais? Boa parte dos líderes carrega um grande medo do fracasso e da perda, o que impulsiona uma parcela considerável dessa raiva. Tenha isso em mente para não levar as explosões para o lado pessoal.

Não reaja impulsivamente

Uma reação emocional dificilmente produz um comportamento maduro. Dê um pouco de tempo e acalme-se antes de dizer ou fazer qualquer coisa. Mas também não deixe os problemas apodrecerem por muito tempo. Se você vai trazer um problema, faça-o enquanto ainda é relevante. Líderes autoritários perdem o respeito se você mencionar coisas que deixou à deriva por meses.

Jamais divulgue sua antipatia pelo chefe

Pergunte a si mesmo por que você um impulso de fazer isso. É para obter validação ou se sentir importante? Há caminhos mais eficientes para tal. Concentre-se em melhorar a si mesmo em vez de fofocar.

Trate o chefe com respeito e gentileza 

Procure o bem nessa pessoa e elogie-a sinceramente quando for necessário. Seja espontâneo e verdadeiro. Agradeça a ele por qualquer comentário positivo, gentil e encorajador e deixe-o saber que você os aprecia. Isso pode incentivar mais feedbacks positivos.

Documente silenciosamente se o comportamento dele se tornar abusivo

Se o seu chefe for abusivo, desrespeitador ou ultrapassar limites, procure documentar esses atos. Encaminhe e-mails para sua conta pessoal, tente gravar ligações, tire prints e arquive essas provas na sua casa com muito sigilo e segurança. Se a situação se tornar insustentável e você tiver que fazer alguma denúncia, vai precisar desse material comprobatório. Mas só faça isso como último recurso. Para prosperar enquanto trabalha para um chefe difícil, você deve ganhar o respeito dele e colocá-lo do seu lado. Seja confiante, forte, competente, capaz e trabalhador. 

Fazer tudo isso pode ser uma grande peleja diária. É possível trabalhar habilidades como a inteligência emocional, assertividade e outras para essa tarefa. Passar por um processo de coaching é um ótimo caminho, que vai te equipar para lidar com qualquer chefe autoritário, entre outros desafios profissionais. Na Optimus Coaching Solutions você encontra um time de especialistas altamente capacitados para te ajudar. Entre em contato e agende a sua sessão gratuita.