5 mitos sobre coaching têm se destacado na mídia e vêm prejudicando essa metodologia que, comprovadamente, ajuda a vida de tantas pessoas. Mesmo com o seu embasamento científico e sua metodologia bem elaborada, o coaching tem gerado muitas dúvidas por conta da sua rápida expansão. Então, para você não cair em fake news e conseguir aproveitar os benefícios dessa ferramenta, decidimos produzir esse texto. Queremos esclarecer 5 mitos sobre coaching e explicar como essa metodologia realmente opera. Portanto, confira a seguir!

O que é coaching?

O coaching nada mais é do que uma metodologia voltada ao desenvolvimento de habilidades comportamentais. Através disso, é possível alavancar diversas áreas da vida do coachee, dependendo de qual é a necessidade dele. É possível trabalhar aspectos profissionais, pessoais, sociais, familiares e financeiros.

O coach é frequentemente procurado por quem se sente estagnado e precisa de ajuda para traçar metas, tanto de curto, como médio e longo prazo, e concluir os seus objetivos. O coaching contribui com isso por estimular o desenvolvimento das habilidades da pessoa, o aumento da confiança e a quebra de crenças ou atitudes limitantes. Por meio dessas ações, quem procura essa metodologia alcança o autoconhecimento e assim consegue atingir o seu pleno potencial nas atividades.

Tudo isso é realizado com base em técnicas de diversas áreas do conhecimento, como administração, gestão de pessoas, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos e planejamento estratégico, por exemplo.

Como funciona o trabalho de um coach?

O processo de coaching é realizado por um profissional chamado coach, através de sessões individuais ou em grupo. A frequência dessas sessões deve ser acordada entre o coach e seu coachee, conforme a necessidade e disponibilidade de ambos. Mas de maneira geral, elas costumam ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, com duração, em média, de uma a duas horas.

Sendo assim, o coach objetiva estimular, apoiar e despertar o melhor em seu cliente para que ele se torne capaz de conquistar suas metas. Isso é feito por meio das técnicas baseadas nas áreas de conhecimento que mencionamos acima.

O coaching é uma metodologia flexível e pode ser aplicada em vários contextos, direcionada aos mais diferentes nichos. Ou seja, tanto pessoas, como profissionais de qualquer área de atuação e até mesmo empresas. Por conta disso, há diversos tipos de coaching.

Agora que explicamos como funciona essa ferramenta, ficou clara a seriedade do coaching, né? Dessa forma, esclareceremos a seguir os 5 mitos sobre coaching que mais circulam na mídia. Além de prejudicarem a imagem dessa metodologia com resultados comprovados, impedem que muitas pessoas conheçam os seus benefícios em razão de informações erradas.

5 mitos sobre coaching

1) Qualquer um pode ser coach

Não! O que é verdade é que, qualquer profissional, com formação anterior, pode se tornar coach. A condição é que faça o curso de coaching em instituições credenciadas pelos órgãos responsáveis. No entanto, é mais comum que pessoas da área de humanas ou de psicologia e psiquiatria, demonstrem mais interesse em se tornarem coaches.

2) Coach vai me deixar rico

O coaching não dá soluções prontas para deixar as pessoas ricas.

O que acontece é que o coach auxilia o cliente a potencializar os seus resultados e assim conquistar suas metas. Isso pode refletir na vida financeira, se esse for o objetivo.

Para melhorar a gestão financeira, quem tem autonomia para isso é o próprio cliente, ao aproveitar os aprendizados de organização e planejamento adquiridos durante o processo de coaching.

3) Coach é coisa de psicólogo

Coach é coach e psicólogo é psicólogo. Não tem como misturar essas duas profissões, pois funcionam de maneiras diferentes e não possuem o mesmo enfoque.

O psicólogo é formado em psicologia e é qualificado para tratar problemas mentais, por meio de sessões onde são abordadas questões do passado que influenciam as emoções do paciente. Dessa forma, esse profissional visa melhorar a qualidade de vida e a saúde mental de uma pessoa, através das técnicas estudadas e de muito diálogo.

O coach, por sua vez, é um profissional com formação em coaching que foca a ação no presente e aumenta a performance do cliente para que ele consiga realizar o que deseja.

4) Coaching não tem embasamento

Pelo contrário! O coaching segue técnicas de diversas áreas do conhecimento. São elas: administração, gestão de pessoas, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos e planejamento estratégico. Em outras palavras, o que não falta é embasamento.

5) Qualquer coisa pode ser resolvida com coaching

De forma alguma! O coaching é uma metodologia que tem como foco o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Sendo assim, não é qualquer coisa que pode ser resolvida com o coaching. Por exemplo, transtornos de comportamento, como depressão, devem ser tratados por terapeutas.

Conclusão

É importante separar o Coaching de programas de autoajuda. Para tanto é altamente recomendável procurar Coaches certificados em instituições credenciadas por órgãos responsáveis