Todos estamos sujeitos a erros. Hoje já é bem aceita a ideia de que eles fazem parte do sucesso porque são ensaios de acertos, repletos de oportunidades de melhorias. Mas alguns erros sempre são prejudiciais. São atitudes e comportamentos que exigem um autopoliciamento para serem percebidos. E, sempre que os notarmos, devemos tomar consciência de que eles precisam ser evitados.

Quanto mais atentos, mais nos familiarizamos com os gatilhos que disparam essas atitudes e comportamentos e conseguimos nos antecipar para mudar nossas reações, percepções e ações. Quando isso acontece, a sensação é muito boa. É quando percebemos que nosso comprometimento em evoluir está dando frutos.

Por isso, aqui vai uma lista das atitudes prejudiciais mais comuns. Quantas delas você reconhece na sua conduta? Faz tempo que manifestou alguma delas? Como se sentiu na hora? Como isso se desenrolou? É analisando o cotidiano e questionando as próprias atitudes que conseguimos nos aprimorar.

Não assumir a culpa ou culpar outra pessoa

É fácil ostentar o mérito de algo que deu certo. Difícil é assumir a responsabilidade quando o resultado é diferente do esperado. Por isso, muitos terceirizam a culpa, mas se esquecem que fugir da autoavaliação gera consequências ainda mais graves e impede o seu crescimento.

Não se relacionar

Pessoas exageradamente reservadas têm mais dificuldade de chegar a um cargo de liderança, não recebem muito apoio dos colegas e são consideradas desinteressadas e frias. Você não precisa ser extrovertido, mas cultivar o seu networking, tentar frequentar happy hours e eventos da empresa, se disponibilizar para conversar com alguém que esteja com dificuldades são grande atitudes que geram simpatia.

Arrogância ou insegurança excessiva

Superestimar ou subestimar sua própria competência pode ser prejudicial a toda a sua cadeia de relacionamentos. A arrogância impede o aprendizado e a aceitação das ideias do outro, enquanto a falta de confiança paralisa, impondo obstáculos, muitas vezes, inexistentes. Reconheça e respeite seus limites e suas qualidades.

Reclamar demais

Reclamar demais demonstra pouca adaptabilidade, torna a convivência desagradável, bloqueia a percepção de coisas boas e condiciona o cérebro para o negativismo. Com o tempo, a mente é reprogramada e a reclamação passa a ser um comportamento padrão. Portanto, ao invés de resmungar, procure novas soluções, tenha iniciativa e utilize o seu desagrado ou frustração de forma construtiva.

Comodismo

Pessoas conformadas e acomodadas se imobilizam em seus medos, evitam desafios e não arriscam. Fazem apenas a obrigação, aceitam passivamente o que vier e raramente progridem. Diante de um mercado tão competitivo como o atual, estacionar na zona de conforto apenas te deixará (muito) para trás.

A evolução é um processo gradual, que pode contar com apoio para ser agilizada e descomplicada. Vários especialistas são capazes de fornecer suporte e você pode até contar com mais de um deles no processo. No universo do coaching, dependendo de seus objetivos, você pode se beneficiar com o life coaching, o carreer coaching ou o executive coaching. Entre em contato com a Optimus Coaching Solutions e descubra a melhor opção para você.