Já sabemos que negligenciar a qualidade de vida, estipular metas inatingíveis, ter um discurso descolado da realidade, não investir no capital humano ou simplesmente não estar preparado para liderar são 5 dos 10 erros que um líder não pode cometer. Agora, vamos identificar (e começar a eliminar) o que mais anda impedindo a evolução da sua equipe e o crescimento da sua empresa.

6. Ausência de reconhecimento e valorização

Um líder não pode deixar de reconhecer e valorizar o seu colaborador. Isso pode matar qualquer projeto e até mesmo a própria empresa. Afinal, se o desempenho e a dedicação caem, as falhas aumentam e consequentemente, o setor perde a estabilidade. E antes que apareçam as desculpas por conta de problemas financeiros – elogios são de graça!

7. Ambiente de trabalho desagradável

Preconceito, fofocas, apontar culpados em vez de soluções, falta de confiança, liderança insegura, descaso com colaboradores, ambiente descortês e pouco colaborativo são apenas alguns exemplos do que pode tornar o clima na empresa intragável, infeliz e, consequentemente, com baixo rendimento. Não é à toa que há tantos profissionais que contam as horas para o fim do expediente. Um líder não pode permitir a existência de um ambiente de trabalho assim.

8. Ignorar ideias

É muito comum encontrar monólogos entre gestor e colaborador: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Quem acredita nisso, mal sabe que esse é um grande desperdício de talento, que causa falta de comprometimento, desestimula a criação e compromete a confiança. É preciso entender a legitimidade de consultar os profissionais, que devem ter ciência do que está acontecendo e participarem dos fatos. Por isso, é extremamente importante escutá-los verdadeiramente.

9. Não usar bem os recursos

Mesmo com tantas mudanças recentes no cenário corporativo, como o home office, o gestor continua sendo o principal guardião da produtividade, do controle de custos e da rentabilidade. Porém, em um ambiente muito mais desafiador. Com a crise, muitas empresas passaram a oferecer salários menores. No entanto, exigem um nível de qualificação incompatível, implicando na alta rotatividade do cargo e na desmotivação logo na contratação. O líder não pode deixar de destinar os recursos disponíveis de maneira que aspectos críticos sejam sempre contemplados.

10. Pouca inteligência emocional

A inteligência emocional é um componente importante para o bom relacionamento e influência de um líder com a sua equipe. Ela permite o gerenciamento das próprias emoções, ao mesmo tempo em que promove uma percepção aguçada sobre as emoções alheias. É ela que diferencia o líder que grita com a equipe do líder que obtém os melhores resultados de seu time.

Com as duas partes deste tema completamos a lista dos 10 erros que um líder não pode cometer. Se você ainda não leu a primeira parte, recomendo a leitura! Como todo ser humano está sujeito ao erro (que em alguns casos é bem-vindo), o melhor a fazer é investir em estratégias que permitam mitigar as chances de cometer os erros mais graves, aqueles capazes de prejudicar mais pessoas.

Uma das melhores e mais duradouras soluções é o aprimoramento pessoal do líder – e aí se destaca o coaching. O coachee passa por um processo que promove melhoria contínua, que perdura mesmo após a conclusão do processo com o coach. Se você ficou interessado e gostaria de fazer uma sessão de teste, entre em contato com a Optimus Coaching Solutions e descubra como sua liderança pode ser aprimorada.