Habilidades exigidas pelo mercado é um tema que merece a atenção de qualquer pessoa que esteja em busca de aprimoramento. Ao mesmo tempo, desenvolver habilidades é o principal trabalho do coaching. Afinal, é através delas que você conquista o seu crescimento em todas as esferas da vida. Para isso, você pode contar com o tipo de coaching mais adequado para abordar especificamente a sua área de interesse.

Assim sendo, você pode aproveitar os serviços de um coaching de carreira, por exemplo, para ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho, conseguir uma colocação ou mesmo fazer uma mudança de área.

O ano de 2020 foi difícil para todos, tanto no sentido pessoal e social, como, principalmente, no profissional. Quem conseguiu se manter trabalhando, precisou se reinventar e aderir ao estilo home office. Porém, muitas empresas não conseguiram preservar o seu quadro de funcionários e assim, se viu forçada a efetuar demissões.

A esperança então ficou para 2021. Certamente um desejo foi comum no momento da virada do ano: saúde e emprego. Afinal, depois de tantos desafios, é esperado um período mais leve, mais sereno e que nos possibilite respirar um pouco.

Pensando nisso, separamos algumas competências importantes que os recrutadores levam em consideração e como o coaching pode ajudar a desenvolvê-las.

Habilidades exigidas pelo mercado em 2021

O susto que levamos em 2020 com o início da pandemia da COVID-19 nos levou compulsoriamente à reflexão. Obrigou-nos a reavaliar nossos valores e desenvolver novas competências, devido à realidade pandêmica à qual tivemos que nos adaptar. Sendo assim, muitas das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho em 2021 são um reflexo da experiência que passamos.

Confira a seguir os soft skills mais desejados não apenas no recrutamento, como também nas promoções.

Capacidade de trabalhar em home office

Sem dúvida, o trabalho remoto se tornou um caminho sem volta para o mundo corporativo. Antes mesmo da onda do coronavírus passar, muitas empresas já sinalizaram que vão adotar o home office definitivamente, pelo menos em alguns dias da semana ou com parte da equipe. Afinal, é mais econômico para as organizações e muitas já ensaiavam a adoção desse modelo de trabalho. Portanto, a capacidade de trabalhar em ambiente virtual é uma habilidade exigida pelo mercado de trabalho nesse novo normal. Para quem sentiu dificuldade em se adaptar, a notícia é dura: o home office deixou de ser tendência e já é uma realidade.

Flexibilidade

É outra habilidade desenvolvida na pandemia que será exigida pelo mercado de trabalho. Se houve uma coisa que tivemos de exercitar com o surgimento da COVID-19, foi a flexibilidade. Dessa forma, diante das incertezas sobre o mundo pós-pandemia, as empresas buscam um profissional que saiba lidar com mudanças repentinas.

Trabalho em equipe

Essa é uma habilidade já muito conhecida nos processos seletivos, mas que foi ainda mais valorizada durante a pandemia. A capacidade de trabalhar em equipe é fundamental para gerar um clima harmônico entre os funcionários e, consequentemente, mais produtivo e eficaz. Dessa forma, saber colaborar com a equipe em prol de algo maior, é muito requisitado pelo mercado. O funcionário precisa saber ouvir, ensinar, apoiar e aprender.

Dedicação

A capacidade de se manter firme e produtivo no mundo VUCA (sigla em inglês para Volátil, Incerto, Complexo, Ambíguo) em que vivemos é uma habilidade muito valorizada pelas empresas.

Pensamento crítico

Essa é uma das habilidades que as empresas sempre procuram em seus funcionários. Agora em 2021 é ainda mais priorizada, pois ainda teremos vários desafios para superar. Em outras palavras, uma pessoa inovadora, criativa, que consegue analisar situações e buscar soluções é o que o mercado mais precisa agora.

Aprendizado contínuo

Essa habilidade exigida pelo mercado é a que faz um profissional se adaptar às mudanças, porque ele está constantemente se aperfeiçoando. São colaboradores assim que mantêm a estabilidade da equipe e impulsionam o crescimento dos negócios.

Resiliência profissional

Quem sobreviveu em 2020 já deveria ganhar o emprego dos sonhos como prêmio, certo? Afinal, não foi nada fácil. Por isso a resiliência profissional é uma habilidade muito visada pelos recrutadores. As empresas estão cada vez mais em busca de um profissional que esteja disposto a seguir em frente, independentemente do obstáculo.

Como o coaching pode ajudá-lo a desenvolver essas habilidades exigidas pelo mercado?

Você percebeu que todas as habilidades listadas são de caráter comportamental? É exatamente esse tipo de competência que o coaching trabalha.

O coaching é uma ferramenta que objetiva desenvolver habilidades no coachee, aprimorar suas qualidades e pontos fortes, além de ensinar a lidar com as fraquezas. Tudo isso através de técnicas específicas que te ajudam a sair da zona de conforto e a conquistar suas metas. Sendo assim, é um serviço que trabalha características comportamentais que as empresas buscam, sobretudo em 2021.

As habilidades comportamentais são cada vez mais valorizadas, porque elas estão relacionadas à capacidade do profissional de se relacionar no ambiente de trabalho. E isso é muito mais difícil para a empresa encontrar, do que, por exemplo, alguém capacitado para mexer num computador de última geração, que é uma habilidade técnica.

Habilidades comportamentais não são objeto de ensino na educação formal, infelizmente.  O coaching, em contrapartida, pode ajudá-lo a desenvolver as competências tão requisitadas pelas empresas para que você possa desfrutar de uma carreira mais satisfatória e promissora.