SOBRE COACHING

O Coaching é uma ferramenta facilitadora, desenvolvida para ser utilizada entre uma pessoa que deseje melhorar suas respostas frente a situações (Coachee) e um Coach, especialmente treinado para tal. Pessoas bem-sucedidas precisam desenvolver constantemente competências e estilos (conteúdo e forma) conforme o entorno (pessoas e situações) mude ao seu redor. A combinação de características pessoais não é a mesma hoje, como foi há dez anos e, com certeza, não será a mesma daqui a cinco anos. Isso porque o processo de mudança está diretamente ligado às situações e adversidades. Mesmo que algumas características básicas dos indivíduos se mantenham constantes, os caminhos nos quais as suas necessidades se manifestam estão constantemente mudando. Uma das experiências mais intensas da vida é a mudança de hábitos e comportamentos e esta se desenvolve mais rápido e melhor quando é aprendida através do debate real de situações, do que quando é ensinada academicamente. Aulas e exercícios de estudos de casos podem ajudar. Mas o processo de Coaching realmente faz a diferença.

Clique no botão e receba uma sessão gratuita!

Diferença entre Coaching, Aconselhamento (Counseling), Mentoria, PNL e Terapia.

Coaching x Aconselhamento

Tanto Coaching quanto Aconselhamento fazem uso de profissionais qualificados que ajudam os seus clientes a atingirem os seus objetivos; no entanto, cada uma das modalidades oferece uma forma diferente de apoio. Enquanto que o Aconselhamento se concentra na resolução do(s) problema(s), no estabelecimento de estratégias, planos de ação e cumprimento de determinadas metas, o Coaching tem o seu foco no aprendizado através da ação, utilizando o processo de autodescobrimento para o alcance de certas metas e sonhos.
O Conselheiro é o expert que traz para uma situação todo o seu conhecimento e experiência, e sua contribuição pode influenciar em certa medida o sucesso ou fracasso do cliente. Já o Coach guia o cliente numa jornada de autodescobrimento, através da utilização das perguntas certas que o levam ao autoconhecimento. O Conselheiro pode cuidar de um trabalho específico do cliente e do fornecimento de parte da solução. O Coach, ao contrário, não faz nada do trabalho e, sim, ajuda o cliente a ter foco e a tomar ele próprio todas as ações necessárias.

Coaching x Mentoria

O Coaching tem por objetivo ajudar o cliente a melhorar o autoconhecimento, a estabelecer e atingir as suas metas, a fim de melhorar um comportamento ou desempenho em particular. Já a Mentoria ajuda a moldar as crenças e valores dos indivíduos de uma forma positiva(generalmente se trata de uma relação profissional de longa duração com alguém “que já fez isso antes”). Enquanto que o Mentor deve ter mais experiência do que o seu mentee, o Coach não precisa necessariamente ter nenhuma experiência na área de atuação do seu Coachee, já que a sua função é ajudar o Coachee a encontrar ele próprio as respostas para os seus problemas (autorevelação).

Em geral, o processo de Coaching tem curta duração e é estruturado através de reuniões regulares entre Coach e Coachee, enquanto que o Mentoring é mais informal e ocorre quando o mentee necessita de aconselhamento, orientação e apoio.

Coaching x PNL

A Programação Neurolinguística (PNL) é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos os resultados desejados. A metodologia que embasa as técnicas do PNL é denominada ‘modelagem’ e envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o ‘sucesso’. O Coaching, por outro lado, não utiliza modelos ou fórmulas pré-estabelecidos, mas trabalha fundamentalmente com perguntas poderosas que geram nos Coachees uma reformulação do seu autoconhecimento e os ajudam a estabelecer eles próprios as suas metas futuras.

Coaching x Terapia

A Terapia lida com problemas psicológicos do ‘passado’, ao passo que o Coaching tem o seu ponto de partida no ‘presente’ e ajuda os clientes a estabelecer metas bem claras e específicas para o ‘futuro’. No Coaching o passado pode ser ocasionalmente discutido, mas isso é feito somente no contexto de descoberta do que pode estar bloqueando o cliente para seguir em frente. O foco do Coaching é sempre no movimento e tomada de ação e não na reflexão e entendimento, como ocorre na Terapia.

O Terapeuta tem a habilidade de diagnosticar, aconselhar e fornecer as respostas que o cliente precisa ouvir. Já o trabalho do Coach é ajudar o cliente a ver claramente, por conta própria, as ações que deve tomar para promover as mudanças desejadas.

Entre em Contato Conosco!

O entre em contato diretamente via WhatsApp

(11) 99450-9195

roman.br@optimuscoachingsolutions.com | +5511 99450-9195 – Brasil
elegie.br@optimuscoachingsolutions.com  |+5511 97693-8374 – Brasil
bianca.us@optimuscoachingsolutions.com | +1 716 392-3473 - USA
michel.mx@optimuscoachingsolutions.com | +52 155 4028-9882 - Mexico
flavia.ar@optimuscoachingsolutions.com | +54911 5463-3663 - Argentina

contato@optimuscoachingsolutions.com

Preencha abaixo e ganhe uma sessão grátis.

10 + 10 =