O NLTA é um processo que harmoniza e aprimora a relação entre o líder e sua equipe. Trata-se de uma experiência feita quando há um novo líder, para que ele e os integrantes da equipe se conheçam e possam alinhar expectativas e obter feedback. Ele é uma poderosa ferramenta de integração para “os primeiros 100 dias”, que são cruciais para qualquer liderança. Dessa forma, inicia-se uma gestão sem obstáculos e com uma sólida comunicação de duas vias para fomentar o sucesso de todo o grupo.

Em uma tradução livre, NLTA significa “Assimilação do Novo Líder na Equipe”. É um método muito eficaz, pois traz a oportunidade de estreitar a relação entre o líder e sua equipe, promovendo a comunicação e a confiança. Assim, a convivência se torna mais agradável e, consequentemente, aumenta a produtividade. Afinal, trabalhar em um ambiente harmônico estimula a criatividade, a vontade de produzir e fazer o melhor pela equipe. Ou seja, ter um líder alinhado com seus funcionários é sinônimo de bons resultados para a empresa.

O processo de NLTA é recomendado para qualquer gestor que esteja iniciando uma nova jornada, independente do seu grau de expertise. É indicado tanto para líderes muito experientes, como para os que estão começando agora, pois o objetivo é desenvolver e melhorar o relacionamento entre os integrantes de determinado grupo.

Como funciona o NLTA?

O NLTA funciona como uma dinâmica e dura aproximadamente 4 horas. Deve ser realizado após a equipe ter conhecido o líder, pois assim ele já terá assumido as responsabilidades sobre o grupo e já terá algum nível de interação. Geralmente o processo é conduzido por um facilitador externo, de modo de preservar a confidencialidade e a neutralidade do processo.

Essa dinâmica se encerra com um compilado de informações coletadas. Elas norteiam os ajustes necessários e possibilitam o acompanhamento do processo. Os itens que exigem alguma ação, assim como o feedback sobre a atuação do líder na dinâmica, compõem o plano de ação para o bom desenvolvimento da equipe. Com a contribuição de todos, a sensação de pertencimento se fortalece. Isso promove um maior engajamento do time na solução de problemas e na colaboração para a inovação.  

Follow-up  

O processo de follow-up não é obrigatório, mas avalia o grau de eficácia coletiva atingida. É semelhante ao NLTA, mas com menor duração e pequenas diferenças quanto aos questionamentos. Embora o follow-up seja uma continuação do processo NLTA, ele também pode ser usado, em qualquer tempo, para líderes já bem estabelecidos que queiram receber feedback sobre seu estilo de liderança.

Benefícios do NLTA

O NLTA é uma metodologia de aprendizagem simples, eficiente e significativo para qualquer equipe com um novo líder. É um processo de conhecimento entre o grupo. Essa experiência permite ao líder falar sobre si mesmo, suas experiências e maneiras de fazer negócios. É uma oportunidade de compartilhar com a equipe as expectativas. Além disso, é uma maneira de obter um feedback a respeito dos ajustes necessários no seu estilo de liderança. Outro fator positivo do NLTA é que ele valoriza os funcionários. Afinal, sinaliza que suas opiniões são importantes e que são levadas em consideração.

Dessa forma, o NLTA é um processo benéfico para o líder, que passa a conhecer cada integrante da sua equipe. Conhecer e acolher são atitudes que acabam com qualquer barreira prejudicial nessa relação. Também favorece os funcionários, que se sentem bem e reconhecem o valor do programa. E claro, favorece a empresa, que terá resultados promissores e feedbacks positivos, tanto dos clientes, como dos trabalhadores, tornando-se um local onde todos querem trabalhar.